Sobre a Revista

A MISSÕES: Revista de Ciências Humanas e Sociais é um periódico comprometido em fomentar a convergência e interação entre diversas áreas do conhecimento por meio de diálogos interdisciplinares. Desde sua criação em 2015, a revista tem como objetivo principal disseminar informações por meio da publicação de artigos originais que apresentem resultados e trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em suas áreas do conhecimento.

FOCO E ESCOPO

A Revista Missões se estabeleceu como um espaço amplo de divulgação de produções científicas inéditas nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Aceitamos contribuições que abordem temas variados, desde resultados inovadores em áreas específicas até estudos que promovam o diálogo entre diferentes disciplinas, incentivando a análise crítica e a discussão construtiva de novas perspectivas interdisciplinares. Além disso, buscamos ser um veículo que propicie um ambiente de debate enriquecedor entre autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências. A Revista Missões procura ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber e promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional.

Classificada como QUALIS B1 (Quadriênio 2017-2020), nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Antropologia/Arqueologia, Artes, Ciência Política e Relações Internacionais, Comunicação e Informação, Direito, Educação, Ensino, História, Interdisciplinar, Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Serviço Social e Sociologia. Este reconhecimento atesta a qualidade e relevância dos artigos publicados em nossa revista, consolidando-a como uma fonte de excelência acadêmica nas mais diversas disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. 

Edição Atual

v. 9 n. 2 (2023): DOSSIÊ: DEMOCRACIA E CIDADANIA EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO
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É com imenso prazer que apresentamos o dossiê temático "Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo" editado e publicado pela MISSÕES: Revista de Ciências Humanas e Sociais. Este compêndio representa uma contribuição significativa para as discussões contemporâneas que envolvem os desafios da democracia e da cidadania em um contexto marcado pelo neoconservadorismo.

Publicado: 2024-01-17

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

  • O SERTÃO E O SERTANEJO COMO ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS EM O PAÍS DE SÃO SARUÊ

    Paulo Afonso Tavares
    03-12
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.59
  • O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA A PARTIR DO USO DA IMPRENSA OS JORNAIS ENQUANTO OBJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA

    Pâmela Pongan
    13-31
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.60
  • A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO E A ATUAÇÃO DE VICTOR COELHO DE ALMEIDA (1931)

    Tarsio Paula Santos, Sandra Elaine Aires Abreu
    32-49
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.63
  • PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO

    Katarine Lapuente Souza, Juliana Brandão Machado
    50-62
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.65
  • PENSO, LOGO INSISTO NARRATIVAS SOBRE DOUTRINAÇÃO NA FOLHA DE S. PAULO

    Silvia Vitorassi
    63-79
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.70
  • A REFORMA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO RUMO A CRUZADA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Maria Valquíria Barbosa Santana, Josefa Sônia Pereira Fonseca
    80-95
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.71
  • VISUALIDADES NA CIBERCULTURA E DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS UMA PESQUISA EM PROCESSO

    Maristani Polidori Zamperetti, Alessandra Gurgel Pontes, Fabiana Lopes Souza, Valdirene Hessler Bredow
    96-105
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.75
  • O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL

    Adriana Duarte Leon, Adriana Machado Neves, Caroline Ceno Machado, Márcio Pereira Garcia
    106-119
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.77
  • O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL PROTESTANTE METODISTA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MT (1955-1965)

    Mariza Salete Backes Silva
    120-130
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.79
  • AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DE MULHERES COMO PEDAGOGIAS CULTURAIS INSURGENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE ARTES VISUAIS

    Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti
    131-142
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.82
  • A NECROPOLÍTICA NA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL ESCRAVIDÃO, PÓS-ABOLIÇÃO E EUGENIA

    Manuel Alves de Sousa Junior, Henrique Arthur Lopes
    143-158
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.84
  • CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS NA MISE EN SCÈNE

    Bruno José Yashinishi
    159-172
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.89
  • DE OBJETO DE TUTELA À SUJEITO DE DIREITOS PERCURSOS HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

    Mateus Lorenzon, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner Rosa
    173-186
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.91
  • POLITICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE PROMOVEM INCLUSÃO DO ESTUDANTE PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL?

    Natália Hernandes Carvalho, Edgar Bendahan Rodrigues, Renata Trasse de Oliveira Barbosa
    187-206
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.93
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