A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.339

Palavras-chave:

Pedagogia Cultural, Multiculturalismo, Identidade Cultural, Didática

Resumo

O presente trabalho propõe discutir a importância da valorização da cultura estudantil na sala de aula para o desenvolvimento de uma educação emancipatória no contexto de rápidas mudanças tecnológicas e sociais. Se enfatiza a necessidade de ver a cultura estudantil através de uma perspectiva ampla, evitando estereótipos e reconhecendo a natureza multidisciplinar dos estudos culturais. Por meio de uma revisão de literatura, buscamos compreender o conceito de cultura, destacando sua dimensão social e seu papel na formação de experiências educacionais. Apresenta-se ainda a Pedagogia Culturalmente Relevante (PCR) como um referencial que promove a excelência acadêmica para todos os alunos, o avanço da competência cultural e o desenvolvimento da consciência social crítica. A PCR está enraizada na abordagem de questões raciais e visa ajudar os alunos a abraçar e afirmar sua identidade cultural enquanto desafiam as desigualdades institucionais. Dessa forma, pudemos concluir que a dimensão da cultura do aluno ainda é pouco explorada e se constitui como um vasto campo para pesquisas futuras, sobretudo na perspectiva das práticas pedagógicas que valorizam os sujeitos integralmente.

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Biografia do Autor

Danilo Augusto Dias, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Educação pelo PPGE da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Rio Claro. Possui MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo, especialização em Educação e Tecnologias com habilitação em Metodologias Ativas pela UFSCar, especialização em Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). É graduado em Pedagogia pela Centro Universitário Claretiano (SP) (licenciatura) e em Gestão Financeira (tecnólogo) pelo Centro Universitário Uninter (PR). Integra os grupos de Pesquisa JOVEDUC da Unesp de Rio Claro e Horizonte da UFSCar. Desde 2005, sua atuação na área educacional, abrangendo a educação pública e privada, traduz-se em experiências valiosas e um olhar sensível às necessidades do campo. Na rede privada de ensino, integrou a equipe gestora, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de currículos inovadores, a gestão eficiente dos processos administrativos e pedagógicos e a construção de um ambiente de aprendizagem inspirador. Seus projetos exploram as áreas da Pedagogia Institucional e da Pedagogia Culturalmente Relevante, buscando compreender suas aplicações no campo da gestão escolar, e da Educação Híbrida e seus processos institucionais e didáticos.

Joyce Mary Adam, Universidade Estadual Paulista

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui Livre-docência pela Unesp e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Esteve como acadêmic visitor na Universidade de Cambridge-Uk/Faculty of Education e como professora visitante da Université Picardie Jules Verne-Amiens -França. Realizou estágios de pós-doutorado na França, Universidade de Paris X e no CESDIP- Université de Versailles-França, como bolsista estágio Senior da CAPES.Pertence à linha de pesquisa Educação: politicas, gestão e o sujeito contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e politica educacional, teoria organizacional, politicas para a juventude, política educacional e relações de poder e violência escolar. Lider do Grupo de Pesquisa Educação Jovens e Violência e membro do CAREF- Centre Amiénois de Recherche en Education et Formation/ Université Picardie Jules Verne/ França. Bolsista Pq2 desde 2013

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

Dias, D. A., & Adam, J. M. (2025). A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 11(1), 01–19. https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.339

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