A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.339Palavras-chave:
Pedagogia Cultural, Multiculturalismo, Identidade Cultural, DidáticaResumo
O presente trabalho propõe discutir a importância da valorização da cultura estudantil na sala de aula para o desenvolvimento de uma educação emancipatória no contexto de rápidas mudanças tecnológicas e sociais. Se enfatiza a necessidade de ver a cultura estudantil através de uma perspectiva ampla, evitando estereótipos e reconhecendo a natureza multidisciplinar dos estudos culturais. Por meio de uma revisão de literatura, buscamos compreender o conceito de cultura, destacando sua dimensão social e seu papel na formação de experiências educacionais. Apresenta-se ainda a Pedagogia Culturalmente Relevante (PCR) como um referencial que promove a excelência acadêmica para todos os alunos, o avanço da competência cultural e o desenvolvimento da consciência social crítica. A PCR está enraizada na abordagem de questões raciais e visa ajudar os alunos a abraçar e afirmar sua identidade cultural enquanto desafiam as desigualdades institucionais. Dessa forma, pudemos concluir que a dimensão da cultura do aluno ainda é pouco explorada e se constitui como um vasto campo para pesquisas futuras, sobretudo na perspectiva das práticas pedagógicas que valorizam os sujeitos integralmente.
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