CONTRADIÇÕES E DISPUTAS NA POLÍTICA DE EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Visualizações: 442DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.207Palavras-chave:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, História, Política de expansãoResumo
Este estudo descreve a caracterização histórica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e de sua política de expansão. A pesquisa explora, em caráter bibliográfico, dados históricos da criação do IFPR com contribuições de Fugmann (2010); Athaides (2011); Krugel (2020); Lemos Júnior e Krugel (2022); e documental, sobre a política de expansão do IFPR, com os estudos de Frigotto (2015); Gouveia (2016). A história do IFPR retrata a atenção dada às políticas de educação no país e um constante embate de tensões que produzem avanços, inércias e retrocessos que provocam sua descontinuidade. Essas políticas dependem de governos e de mobilizações em uma desarmonia que valoriza políticas de governo em detrimento de políticas de Estado de interesse e de aspiração popular. Em um país com tantas desigualdades, mesmo com a precariedade estrutural, a disseminação dos Institutos tem trazido avanços significativos, mais inclusivos, ainda que excludentes em alguns aspectos. Apesar disso, os resultados apontam que os Institutos Federais têm apresentado e aplicado projetos de ensino médio integrado, ao logo dos anos de sua implementação, pautados em princípios pedagógicos contextualizados e sensíveis à escuta plural dos atores do ambiente educacional.
Downloads
Referências
ATHAIDES, R. O partido nazista no Paraná: 1933-1942. Maringá: EDUEM, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BONDEZAN, A. N., et al. Cotas para pessoas com deficiência nos cursos superiores do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 264, p. 356-377, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/GzPW3FN9FGn4nMKgD6rMjDh/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5019
BONILAURE, K. M.; RESENDE, L. M. Formação pedagógica de professores engenheiros: um desafio na expansão do Instituto Federal do Paraná–IFPR. In: XLI Congresso Brasileiro De Educação Em Engenharia (COBENGE), 2013, Gramado, RS. Anais (online). Gramado, 2013. Disponível em: https://turing.pro.br/anais/COBENGE-2013/pdf/117075_1.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer normativo CST nº 49, de 06 de setembro de 1979. Imposto sobre a Renda e Proventos. Brasília, DF, 1979.
BRASIL. Constituição dos estados unidos do brasil, de 10 de novembro de 1937. Diário Oficial da União: Rio de Janeiro, RJ, 1937.
BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2º do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394/1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1997.
BRASIL. Decreto nº 20.158, de 30 de junho de 1931. Organiza o ensino comercial, regulamenta a profissão de contador e dá outras providências. Diário Oficial da União: Rio de Janeiro, RJ, 1931.
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2004.
BRASIL. Lei nº 1.254, de 4 de dezembro de 1950. Dispõe sobre o sistema federal de ensino superior. Diário Oficial da União: Rio de Janeiro, RJ, 1950.
BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 10 abr. 2023.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.
CBN LONDRINA. Ministério da educação confirma nova reitoria do Instituto Federal Paranaense em Londrina. 2021. Disponível em: https://cbnlondrina.com.br/materias/ministerio-da-educacao-confirma-nova-reitoria-do-instituto-federal-paranaense-em-londrina. Acesso em: 18 abr. 2023.
CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316.
COLÉGIO PROGRESSO. Relatórios do Colégio Progresso. Inspetoria Federal junto ao Colégio Progresso. Curso Comercial. Relatórios dos meses de março a novembro de 1940. 1940.
CONSELHO Nacional Das Instituições Da Rede Federal De Educação Profissional, Científica E Tecnológica (CONIF). Proposta de reordenamento da rede federal. 2021. Disponível em: https://portal.conif.org.br/geral/proposta-de-reordenamento-da-rede-federal. Acesso em: 18 abr. 2023.
COSTA, P. L. A.; MARINHO, R. J. A. Educação profissional e tecnológica brasileira reinstitucionalizada: uma visão geral dos embates sobre a aprovação dos IFs. In: FRIGOTTO, G. (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro, RJ: UERJ, LPP, 2018. 320 p.
DIÁRIO DE MARINGÁ. MEC anuncia criação de duas reitorias do IFPR no estado. 2021. Disponível em: https://odiariodemaringa.com.br/2021/10/20/mec-anuncia-criacao-de-duas-reitorias-do-ifpr-no-estado/. Acesso em: 18 abr. 2023.
DOMINGUES, M. A. C.; SANTANA, É. D. P.; LEITE FILHO, D. L. A evolução da oferta de educação profissional e superior no IFPR de 2009 a 2014. In: COLÓQUIO NACIONAL: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, 2015, Natal, RN. Anais [...], 2015. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1208?show=full. Acesso em: 18 abr. 2023.
FACULDADE DE DIREITO DO PARANÁ. Ata da Sessão da Congregação da Faculdade de Direito. Curitiba, PR, 1942.
FRIGOTTO, G. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro, RJ: UERJ, LPP, 2018.
FRIGOTTO, G. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: gênese e indeterminação da identidade e campo de disputas. In: FRIGOTTO, G. et al. (org.). Ofertas formativas e características regionais: A Educação Básica de nível médio no Estado do Rio de Janeiro. Relatório de pesquisa. Manguinhos, RJ: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz, 2015. p. 85-99.
FRIGOTTO, G. Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do PROEJA: balanço e perspectivas. Holos, v. 6, p. 56-70, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4984/1569. Acesso em: 20 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4984
FUGMANN, P. W. Os alemães no Paraná. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2010.
GOESSLER, D. C. B. As trajetórias escolares de alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos indicadores do Censo Escolar. 2016. 221 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Comunicação e Artes. Universidade Estadual de Londrina: Londrina, PR, 2016.
GOUVEIA, F. P. S. A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no território brasileiro: entre o local e o nacional. Revista brasileira de geografia econômica, v. 5, n. 9, p. 1-18, 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacoeconomia/2434. Acesso em: 10 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.2434
GRABOWSKI, G. Educação: prioridade ou interesses em disputa? Extraclasse, 2023. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2023/01/educacao-prioridade-ou-interesses-em-disputa/. Acesso em 20 de abr. 2023.
INSTITUTO Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Paraná (IFPR). Institucional. O Instituto. 2014 - 2023. Disponível em: https://ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/historia/. Acesso em: 28 mar. 2023.
KRUGEL, V. C. Tempos de construção: a Escola Técnica da UFPR e sua expansão de cursos (1998 – 2000). 2020. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Paraná: Curitiba, PR, 2020.
KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação e Sociedade. v. 28, n. 100, p. 1153-1178, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sB3XN4nBLFPRrhZ5QNx4fRr#. Acesso em: 15 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300024
LEMOS JUNIOR, W.; KRUGEL, V. C. História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (1869-2008). Revista Diálogo Educacional. v. 22, n. 73, p. 831-853, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2022000200831&script=sci_abstract. Acesso em: 20 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS15
LIMA, A. P. M.; SOUZA, F. C. S.; OLIVEIRA, L. A. B. A legalização da dualidade no ensino técnico brasileiro: um estado do conhecimento sobre o Decreto nº 2.208/1997. Revista Principia. n. 47, p. 172-180, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/download/3293/1174. Acesso em: 10 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p172-180
MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
OLIVEIRA, L. V.; YAEGASHI, S. F. R.; RUIZ, N. F. Educação profissional técnica e tecnológica no IFPR: a educação especial em questão. Revista Diálogo Educacional. v. 21, n. 71, p. 1739-1765, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000401739. Acesso em: 20 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS12
PREFEITURA DE MARINGÁ. Prefeitura e entidades levam ao ministro da Educação sonho antigo de Maringá: um campus do IFPR. 2021. Disponível em: http://www.maringa.pr.gov.br/site/index.2017.visualizar-noticia.php/2021/09/23/prefeitura-e-entidades-levam-ao-ministro-da-educacao-sonho-antigo-de-maringa-um-campus-do-ifpr/38462. Acesso em: 14 abr. 2023.
RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356. Acesso em: 16 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.356
RIBEIRO, C. Bancada de Oposição da Assembleia questionará Ministério da Educação sobre divisão de Institutos Federais. Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, 2021. Disponível em: https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/bancada-de-oposicao-da-assembleia-questionara-ministerio-da-educacao-sobre-divisao-de. Acesso em: 18 abr. 2023.
RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: A formação e o Ensino médio integrado no Brasil. Fundamentos, práticas e desafios. Brasília: IFB, 2002.
SANTOS, E. R.; CASTRO, H. C. O.; HOFFMANN, F. A democracia brasileira e seus inimigos. Revista Katálysis, v. 24, n. 1, p. 127-138, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/kbfLJY3yybw5PzV998gGK8y/#. Acesso em: 20 ago 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e73472
SANTOS, E. R.; HOFFMANN, F. Qualidade da democracia no brasil e confiança nas instituições políticas. Campos Neutrais: Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, v. 1, n. 1, p. 46-69, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/8621. Acesso em: 20 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/cn.v1i1.8621
SANTOS, J. A. A política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quais são as perspectivas para a nova territorialidade e para a nova institucionalidade In: FRIGOTTO, G. et al. (org.). Ofertas formativas e características regionais: A Educação Básica de nível médio no Estado do Rio de Janeiro. Relatório de pesquisa. Manguinhos, RJ: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz, 2015. p. 100-112.
SINDICATO Dos Trabalhadores Da Educação Básica, Técnica E Tecnológica Do Estado Do Paraná (SINDIEDUTEC). MEC declara divisão do IFPR à revelia da comunidade acadêmica IFPR, SINDIEDUTEC pede esclarecimentos. 2021. Disponível em: http://sindiedutec.org.br/noticias/2202/mec-declara-divisao-do-ifpr-a-revelia-da-comunidade-academica-ifpr-sindiedutec-pede-esclarecimentos. Acesso em: 18 abr. 2023.
SIQUEIRA, M. D.; GANZ, A. L.; GANZ, A. M. Universidade Federal do Paraná: 100 anos. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. (UFPR). Atas de Reunião do Conselho Universitário. Curitiba, PR, 1991.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. (UFPR). Atas de Reunião do Conselho Universitário. Curitiba, PR, 2008.
WACHOWICZ, R. C. Universidade do Mate: história da UFPR. 2. ed. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2006.
ZIMERMANN, G. Proposta de divisão do IFPR pode afetar o campus Palmas. 2021. Disponível em: https://rbj.com.br/proposta-de-divisao-do-ifpr-podeafetarcampuspalmas/#:~:text=A%20proposta%20do%20Minist%C3%A9rio%20para,Instituto%20Federal%20Paranaense%20(IFP). Acesso em: 16 abr. 2023.
Downloads
- PDF|Português 169
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.