NARRATIVAS DE PROFESSORES DA ESCOLA POLIVALENTE DE OSÓRIO-RS:

A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO COM A INSTITUIÇÃO

Autores

  • Bruna Luiz Santos Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Augusta Martiarena Oliveira Instituto Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-1118-3573

Palavras-chave:

Escola Polivalente. Formação Docente. Memória. História Oral. Osório (RS).

Resumo

O artigo traz reflexões sobre a importância da memória e da História Oral no âmbito educacional. Essas reflexões fundamentaram a análise de narrativas, apresentadas nesta pesquisa, de docentes que atuaram na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Escola Polivalente, em Osório (RS), e participaram da Revista Polivisão. O objetivo deste trabalho é mostrar parte das informações colhidas por meio da História Oral, e transcorrer sobre as diversas trajetórias desses professores na educação e a sua relação com a Escola Polivalente, assim como possibilitar a compreensão dos múltiplos caminhos escolhidos por cada entrevistado antes da chegada na cidade de Osório (RS) e até a sua aposentadoria.

Biografia do Autor

Bruna Luiz Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório. Bolsista d o projeto História e Memória da Educação Profissional: Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Polivalente, Osório (RS). E-mail: bruunaluiz@hotmail.com

Maria Augusta Martiarena Oliveira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Santos, B. L., & Oliveira, M. A. M. (2024). NARRATIVAS DE PROFESSORES DA ESCOLA POLIVALENTE DE OSÓRIO-RS:: A FORMAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO COM A INSTITUIÇÃO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 53–71. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/198

Edição

Seção

DOSSIÊ MEMÓRIA, NARRATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.