O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL

Autores

  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Adriana Machado Neves Universidade Federal do Rio Grande
  • Caroline Ceno Machado Universidade Federal de Pelotas
  • Márcio Pereira Garcia Instituto Federal Sul Rio Grandense

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.77

Palavras-chave:

História da Educação, Preservação da Memória, Educação Profissional, Instituição Escolar, Digitalização

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar o projeto “A digitalização do Acervo Institucional como uma possibilidade de Preservação da Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido no IFSUL/Campus Pelotas com o objetivo de
digitalizar parte da documentação da instituição, com foco na preservação da memória escolar. A proposta metodológica está alocada na perspectiva qualitativa, com abordagem histórica, técnica afiliada na análise documental, considerando o recorte temporal das primeiras décadas de funcionamento da instituição. A periodização estabelecida contempla os anos iniciais de funcionamento até a década de 1950, considerando a documentação catalogada na pesquisa: “O Acervo Institucional Como um Espaço de Preservação da Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, concluído em julho de 2023. O projeto está em fase de desenvolvimento e apresenta relevância no âmbito da preservação da memória institucional e no fomento a pesquisas no campo da Educação e da História, pretende-se ao final do trabalho disponibilizar digitalmente o acesso à história da instituição no recorte estabelecido.

Biografia do Autor

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Professora do IFSUL/Câmpus Pelotas, vinculada ao curso de Formação Pedagógica para Graduados não
Licenciados e ao Programa de Pós-graduação em Educação.

Adriana Machado Neves, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Colaboradora de Química Orgânica na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, aluna de Pós-
Doutorado em Química na FURG e aluna do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal do Rio Grande - IFSUL/Campus Pelotas.

Caroline Ceno Machado, Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Programa de Pós-graduação em Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pelotas e aluna do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do IFSul/Campus Pelotas.

Márcio Pereira Garcia, Instituto Federal Sul Rio Grandense

Aluno do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do IFSul/Campus Pelotas.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Leon, A. D., Neves, A. M., Machado, C. C., & Garcia, M. P. (2024). O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 106–119. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.77

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