IMAGENS DE MULHER RIBEIRINHA AMAZÔNICA

A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO EM TEXTOS ACADÊMICOS

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Autores

  • Zaline Do Carmo Dos Santos Wanzeler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Jocirene Dos Santos Wanzeler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Waldma Maíra Menezes Oliveira Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-8747-5185
  • Cyntia França Cavalcante De Andrade Silva Universidade do Estado do Pará
  • Délcia Pereira Pombo Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.363

Palavras-chave:

Mulher ribeirinha, Amazônia, Textos acadêmicos, Formação do imaginário

Resumo

O artigo discute sobre imagens de mulher ribeirinha amazônica formadas em textos acadêmicos e como estas podem ser pensadas enquanto virtualização de tempo e espaço. A hipótese é, ao apresentarem a imagem de mulher ribeirinha como objeto de investigação, os sujeitos acadêmicos constroem formações imaginárias sobre ribeirinhas e estas imagens formam-se a partir de outras imagens, virtualizando-se em dimensões temporais e espaciais. O texto é estruturado em: introdução, que apresenta objetivos, hipótese e referencial teórico; metodologia, descreve o desenvolvimento do estudo; resultados e discussão, analisa as imagens da mulher ribeirinha problematizadas com base no corpus da pesquisa; e considerações finais, que destacam reflexões sobre o papel social historicamente atribuído às mulheres ribeirinhas, enfatizando termos como cuidadora, quintal, família e memória. Essas considerações apontam para uma compreensão mais ampla das complexidades da identidade e papel social das mulheres ribeirinhas na região amazônica.

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Biografia do Autor

Zaline Do Carmo Dos Santos Wanzeler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Tucuruí (IFPA). Doutorando em Educação (FEUSP). Mestra em Educação (PPGED-UEPA). Especialista em Linguagem e Educação (UFPA) e em Educação Social para a Juventude (UEPA). Graduada em Letras (UFPA) e em Tecnologia Agroindustrial - alimentos (UEPA).

Jocirene Dos Santos Wanzeler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Pará. Servidora pública do Município de Tucuruí. Especialista em Educação Inclusiva (Universidade Cruzeiro do Sul). Especialista em Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia (IFPA). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (UNOPAR). Técnica em Contabilidade (SENAI). Técnica em Alimentação Escolar (IFPA).

Waldma Maíra Menezes Oliveira, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós- doutora em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia e da Divisão de Inclusão Educacional – DIE da Universidade Federal do Pará – Campus Cametá.

Cyntia França Cavalcante De Andrade Silva, Universidade do Estado do Pará

Professora da Universidade do Estado do Pará/UEPA. Doutoranda em Educação (PPGED-UEPA). Mestrado em Educação (PPGED-UEPA). Especialização em Psicomotricidade (UEPA). Licenciada plena em Pedagogia (UEPA) e Bacharela em Letras-LIBRAS (UFSC).

Délcia Pereira Pombo, Universidade do Estado do Pará

Professora da Universidade do Estado do Pará/UEPA. Doutoranda em Educação (PPGED-UEPA). Mestrado em Educação (PPGED-UEPA). Especialização em Psicomotricidade (UEPA). Licenciada plena em Pedagogia (UEPA) e Bacharela em Letras-LIBRAS (UFSC).

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Wanzeler, Z. D. C. D. S., Wanzeler, J. D. S., Oliveira, W. M. M., Silva, C. F. C. D. A., & Pombo, D. P. (2024). IMAGENS DE MULHER RIBEIRINHA AMAZÔNICA: A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO EM TEXTOS ACADÊMICOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–15. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.363

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

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