v. 9 n. 2 (2023): DOSSIÊ: DEMOCRACIA E CIDADANIA EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO

					Visualizar v. 9 n. 2 (2023): DOSSIÊ: DEMOCRACIA E CIDADANIA EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO

É com imenso prazer que apresentamos o dossiê temático "Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo" editado e publicado pela MISSÕES: Revista de Ciências Humanas e Sociais. Este compêndio representa uma contribuição significativa para as discussões contemporâneas que envolvem os desafios da democracia e da cidadania em um contexto marcado pelo neoconservadorismo.

Publicado: 2024-01-17

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

  • O SERTÃO E O SERTANEJO COMO ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS EM O PAÍS DE SÃO SARUÊ

    Paulo Afonso Tavares
    03-12

    Visualizações: 168
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.59
  • O ENSINO DE HISTÓRIA POLÍTICA A PARTIR DO USO DA IMPRENSA OS JORNAIS ENQUANTO OBJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA

    Pâmela Pongan
    13-31

    Visualizações: 159
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.60
  • A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO E A ATUAÇÃO DE VICTOR COELHO DE ALMEIDA (1931)

    Tarsio Paula Santos, Sandra Elaine Aires Abreu
    32-49

    Visualizações: 160
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.63
  • PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO

    Katarine Lapuente Souza, Juliana Brandão Machado
    50-62

    Visualizações: 295
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.65
  • PENSO, LOGO INSISTO NARRATIVAS SOBRE DOUTRINAÇÃO NA FOLHA DE S. PAULO

    Silvia Vitorassi
    63-79

    Visualizações: 80
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.70
  • A REFORMA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO RUMO A CRUZADA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Maria Valquíria Barbosa Santana, Josefa Sônia Pereira Fonseca
    80-95

    Visualizações: 185
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.71
  • VISUALIDADES NA CIBERCULTURA E DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS UMA PESQUISA EM PROCESSO

    Maristani Polidori Zamperetti, Alessandra Gurgel Pontes, Fabiana Lopes Souza, Valdirene Hessler Bredow
    96-105

    Visualizações: 104
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.75
  • O ACERVO DIGITAL E A POSSIBILIDADE DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL

    Adriana Duarte Leon, Adriana Machado Neves, Caroline Ceno Machado, Márcio Pereira Garcia
    106-119

    Visualizações: 136
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.77
  • O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE UMA ESCOLA CONFESSIONAL PROTESTANTE METODISTA NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MT (1955-1965)

    Mariza Salete Backes Silva
    120-130

    Visualizações: 103
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.79
  • AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DE MULHERES COMO PEDAGOGIAS CULTURAIS INSURGENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE ARTES VISUAIS

    Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti
    131-142

    Visualizações: 94
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.82
  • A NECROPOLÍTICA NA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL ESCRAVIDÃO, PÓS-ABOLIÇÃO E EUGENIA

    Manuel Alves de Sousa Junior, Henrique Arthur Lopes
    143-158

    Visualizações: 184
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.84
  • CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS NA MISE EN SCÈNE

    Bruno José Yashinishi
    159-172

    Visualizações: 282
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.89
  • DE OBJETO DE TUTELA À SUJEITO DE DIREITOS PERCURSOS HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

    Mateus Lorenzon, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner Rosa
    173-186

    Visualizações: 157
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.91
  • POLITICAS AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE PROMOVEM INCLUSÃO DO ESTUDANTE PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL?

    Natália Hernandes Carvalho, Edgar Bendahan Rodrigues, Renata Trasse de Oliveira Barbosa
    187-206

    Visualizações: 179
    DOI: https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.93