DE OBJETO DE TUTELA À SUJEITO DE DIREITOS

PERCURSOS HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.91

Palavras-chave:

História da Educação, Invenção da Infância, Escolarização, Direitos Sociais

Resumo

Neste artigo de caráter bibliográfico realiza-se uma reconstituição histórica dos processos de escolarização de crianças. Identifica-se, inicialmente, que a infância é uma categoria social e seu surgimento pode ser contextualizado como parte de um conjunto de mudanças demográficas e do processo civilizador, ocorrido a partir do século XVI no mundo Ociedental. A sentimentalização do modo de relacionar-se com a prole desencadeou, consequentemente, mudanças nos hábitos e comportamentos infantis, levando à emergência de um discurso proferido por moralistas e religiosos acerca da necessidade de transformar a educação das crianças em algo público. Posteriormente, com as mudanças econômicas, em especial a industrialização e o trabalho femenino, as instituições de educação infantil, além da legitimidade moral, passam a ser necessárias para a tutela das crianças. Foi somente com a promulgação da Carta Magna brasileira que as crianças deixam de ser compreendidas como objetos de tutela e passam a ser concebidas como sujeitos de direito. Pressupõe-se que reconhecer a dimensão histórica subjacente à organização das instituições destinadas ao acolhimento e educação de crianças pequenas é fundamental para analisar o ethos e o imaginário social que envolve as escolas das etapas elementares da Educação Básicas, bem como propor mudanças de ordem praxiológicas.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Aluno do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Docente no Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Cleci Teresinha Werner Rosa, Universidade de Passo Fundo

Docente no Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Lorenzon, M., Darroz, L. M., & Rosa, C. T. W. (2024). DE OBJETO DE TUTELA À SUJEITO DE DIREITOS: PERCURSOS HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 173–186. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.91

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