APRESENTAÇÃO DOSSIÊ DIDÁTICA DAS HUMANIDADES

COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Visualizações: 65

Autores

Palavras-chave:

DIDÁTICA DAS HUMANIDADES, METODOLOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

As Ciências Humanas e Sociais desempenham um papel fundamental na formação crítica e reflexiva de estudantes, oferecendo ferramentas para a compreensão do mundo em sua complexidade histórica, cultural, social, econômica e política. No entanto, ensinar esses conteúdos de forma significativa e envolvente em sala de aula é um desafio constante para educadores, que precisam lidar com a diversidade de contextos, interesses e dificuldades presentes em suas turmas.

Em um cenário educacional em constante transformação, marcado pela expansão do uso de tecnologias, pelo avanço de metodologias ativas de aprendizagem e pela valorização de práticas pedagógicas inclusivas, a didática das humanidades ganha relevância como uma área de estudo e experimentação. Este dossiê, intitulado "Didática das Humanidades: como abordar em sala de aula tópicos das Ciências Humanas e Sociais", propõe-se a reunir reflexões, experiências, estratégias e estudos de caso que inspirem as possibilidades e desafios de se ensinar disciplinas como História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Antropologia e Arqueologia na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Rosa Araújo Ogawa, Universidade Federal do Pampa

Professora do curso de Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus São Borja. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA) da UNIPAMPA. Doutora, Mestra e Bacharela em História pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada e Especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela UNIPAMPA - campus Jaguarão. 

Camila de Almeida Silva, Secretaria Estadual de Educação de Recife

Professora da Rede Pública de ensino de Recife-PE. Professora do curso de História – Ead (UNIPAMPA), campus São Borja. Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande.

Amanda Nunes Moreira, Secretaria Municipal de Pelotas

Professora da Rede Pública e Particular de ensino de Pelotas-RS. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa CNPq Heduca - História e Educação: textos, escritas e leituras. Doutora em História pela Universidade Federal de Pelotas, Mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande e Licenciada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Referências

Não se aplica

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Ogawa, M. R. A., Silva, C. de A., & Moreira, A. N. (2024). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS . Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–04. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/419

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.