CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA

REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS NA MISE EN SCÈNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.89

Palavras-chave:

Cinema e Ensino de História, Educação e Cinema, Representações

Resumo

O presente trabalho pretende abordar o tema do uso do cinema no ensino de História. Objetiva-se, especificamente, propor e suscitar reflexões sobre uma metodologia de análise de cenas de filmes históricos através do estudo da mise en scène. Ou seja, o que se propõe é analisar como as cenas foram construídas utilizando elementos e técnicas próprios da linguagem cinematográfica. Esses elementos, como por exemplo, figurino, cenário, iluminação, etc, serão tratados como práticas culturais envolvidas no processo da mise en scène. Práticas culturais que conferem e tecem representações históricas nos filmes, sendo que a representação é entendida como uma construção social (CHARTIER, 1988). Sendo assim, as técnicas e elementos presentes na mise en scène são as práticas culturais da linguagem cinematográfica, que por sua vez, conferem a representação no cinema. A análise das cenas permite uma maior dinamização no uso do cinema em sala de aula, com propósitos didáticos que vão além da mera instrumentalização do filme como recurso de apoio ao conteúdo estudado nas aulas. O trabalho traz dois exemplos de como esse método pode ser desenvolvido, tomando como objetos de análise três filmes históricos: “O príncipe do Egito” (1998), “O nome da rosa” (1986) e “O Auto da Compadecida” (2000).

Biografia do Autor

Bruno José Yashinishi, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em História pela Universidade
Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Humanidades pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Graduado em Filosofia pelo Studium
Theologicum Claretiano. Graduado em Sociologia pela Universidade Paulista.

Referências

BARROS, José D`Assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In: NÓVOA, Jorge; BARROS, José D`Assunção. Cinema-História: teoria e representações sociais no cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012.

BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Tradução de Roberta Gregoli. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.

COSTA, Maria Auxiliadora Leite. O figurino no cinema. In: DROGUETT, Juan Guilhermo D; ANDRADE, Flavio F. A. (Orgs). O feitiço do cinema: ensaios de Griffe sobre a sétima arte. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 103-108.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A linguagem do cinema. Tradução Francine Faccin Esteves. Porto Alegre: Bookman, 2013.

FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

GARCIA, Sueli. O espaço cenográfico no cinema – Aeon Flux. In: DROGUETT, Juan Guilhermo D; ANDRADE, Flavio F. A. (Orgs). O feitiço do cinema: ensaios de Griffe sobre a sétima arte. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 95-102.

NÓVOA, Jorge. Apologia da relação cinema-história. In: NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção (Orgs.). Cinema-História: teoria e representações sociais no cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012. p. 19-54.

OLIVEIRA JR, Luiz Carlos. A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo. Campinas: Papirus, 2013.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007.

SIJLL, Jennifer van. Narrativa cinematográfica: contando histórias com imagens em movimento. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

SILVA, Marcos. História, filmes e ensino: desavir-se, reaver-se. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian (Orgs.). Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA; São Paulo: UNESP, 2009. p. 147-158.

THIEL, Grace Cristiane; THIEL, Janice Cristine. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.

VANOYE, Francis; GOIOT-LETÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Yashinishi, B. J. (2024). CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS NA MISE EN SCÈNE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 159–172. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.89

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.