UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – IFSUL CAMPUS PELOTAS
Visualizações: 6Palavras-chave:
Assistência Estudantil, Educação Profissional, IFSul Câmpus Pelotas, PNAESResumo
Este estudo aborda a consolidação da assistência estudantil no câmpus Pelotas, do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul. O objetivo do estudo é abordar a constituição e o
desenvolvimento da assistência estudantil no câmpus Pelotas, após a implementação do Programa Nacional de
Assistência Estudantil - PNAES, criado pelo Decreto nº 7.234/2010, do Governo Federal. De forma complementar,
o estudo tem o objetivo de investigar a constituição histórica da Assistência estudantil no câmpus Pelotas - IFSul,
que surgiu, em 1917, como Escola de Artes e Ofícios de Pelotas. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa,
com enfoque historiográfico, e prioriza a análise documental, considerando as legislações que subsidiam a criação
da assistência estudantil na instituição. O trabalho observa o câmpus Pelotas como espaço de pesquisa, aborda a
história da educação profissional e sua implementação na cidade de Pelotas, a descrição e análise do PNAES como
política de assistência estudantil e sua implementação no câmpus. Conclui que as mudanças, na educação
profissional, ao longo dos anos, resultaram no reconhecimento da assistência aos estudantes socioeconomicamente
vulneráveis como um direito, se contrapondo à ideia de assistencialismo, que fundamentou a criação da assistência
estudantil no ensino profissional no Brasil e em Pelotas.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de
Assistência Estudantil. < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-
/2010/decreto/d7234.htm> Acesso em 28 dez 2020.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocata.
Editora UNESP, São Paulo, 2000.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE. Histórico. [2015]. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/historico/ Acesso
em 06 nov. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Resolução nº 139 de 4 de dezembro de 2012. Aprova o Regimento da
Câmara de Assistência Estudantil do IFSul. Disponível em
<http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantil-ifsul/documentos-assistencia> Acesso em 20
jan. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Resolução nº 56 de 2 de julho 2015. Aprova o Regulamento da
Política de Assistência Estudantil do IFSul. Disponível em
<http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantil-ifsul/documentos-assistencia> Acesso em 20
jan. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Resolução nº 1 de 25 de outubro de 2017. Estabelece as normas para
a utilização dos auxílios previstos no Regulamento da Política de Assistência Estudantil não
considerados prioritários. Disponível em <http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantilifsul/documentos-assistencia> Acesso em 20 jan. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Resolução nº 2 de 25 de outubro de 2017. Estabelece os parâmetros
para o pagamento da bolsa de auxílio transporte. Disponível em
<http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantil-ifsul/documentos-assistencia> Acesso em 20
jan. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Portaria 1874 de 17 de julho de 2017. Estabelece normas para a
concessão de benefícios da Política de Assistência Estudantil aos discentes do IFSul. Disponível
em <http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantil-ifsul/documentos-assistencia> Acesso em
jan. 2021.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da
história. Paco Editorial, Jundiaí, 2016.
MARTINS, Mônica de Souza Nunes. A arte das corporações de ofícios: as irmandades e o
trabalho no Rio de Janeiro. Clio – Revista de pesquisa Histórica, Recife v. 30, n. 1, p. 1-28,
Disponível em < https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24350>
Acesso em 20 jul. 2021.
MEIRELES, Ceres Mari da Silva. Escola de Artes e Officios de Pelotas: a longa espera dos
“desfavorecidos da fortuna”. In: ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE
PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8, 2002, Gramado. Anais eletrônicos
ASPHE. Gramado: ASPHE, 2002. p. 249 - 258. Disponível em <
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2136> Acesso em 20 jul. 2021.
SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, Eliane M. T.;
FARIAS FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cyntia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 4ª
ED. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 205-224.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.