UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – IFSUL CAMPUS PELOTAS

Visualizações: 6

Autores

  • Camila Rodrigues de la Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas
  • Adriana Duarte de Leon IFSUL/Campus Pelotas https://orcid.org/0000-0003-0791-7359

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Educação Profissional, IFSul Câmpus Pelotas, PNAES

Resumo

Este estudo aborda a consolidação da assistência estudantil no câmpus Pelotas, do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul. O objetivo do estudo é abordar a constituição e o
desenvolvimento da assistência estudantil no câmpus Pelotas, após a implementação do Programa Nacional de
Assistência Estudantil - PNAES, criado pelo Decreto nº 7.234/2010, do Governo Federal. De forma complementar,
o estudo tem o objetivo de investigar a constituição histórica da Assistência estudantil no câmpus Pelotas - IFSul,
que surgiu, em 1917, como Escola de Artes e Ofícios de Pelotas. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa,
com enfoque historiográfico, e prioriza a análise documental, considerando as legislações que subsidiam a criação
da assistência estudantil na instituição. O trabalho observa o câmpus Pelotas como espaço de pesquisa, aborda a
história da educação profissional e sua implementação na cidade de Pelotas, a descrição e análise do PNAES como
política de assistência estudantil e sua implementação no câmpus. Conclui que as mudanças, na educação
profissional, ao longo dos anos, resultaram no reconhecimento da assistência aos estudantes socioeconomicamente
vulneráveis como um direito, se contrapondo à ideia de assistencialismo, que fundamentou a criação da assistência
estudantil no ensino profissional no Brasil e em Pelotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rodrigues de la Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Pesquisa sobre História da Educação na Assistência Estudantil.

Adriana Duarte de Leon, IFSUL/Campus Pelotas

Programa de Pós Graduação em Educação em Educação e do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do IFSUL/Campus Pelotas. Desenvolve pesquisas no campo da história da educação, considerando os seguintes temas: educação profissional, formação e profissão docente.

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de

Assistência Estudantil. < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-

/2010/decreto/d7234.htm> Acesso em 28 dez 2020.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocata.

Editora UNESP, São Paulo, 2000.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE. Histórico. [2015]. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/historico/ Acesso

em 06 nov. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Resolução nº 139 de 4 de dezembro de 2012. Aprova o Regimento da

Câmara de Assistência Estudantil do IFSul. Disponível em

<http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantil-ifsul/documentos-assistencia> Acesso em 20

jan. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Resolução nº 56 de 2 de julho 2015. Aprova o Regulamento da

Política de Assistência Estudantil do IFSul. Disponível em

<http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantil-ifsul/documentos-assistencia> Acesso em 20

jan. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Resolução nº 1 de 25 de outubro de 2017. Estabelece as normas para

a utilização dos auxílios previstos no Regulamento da Política de Assistência Estudantil não

considerados prioritários. Disponível em <http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantilifsul/documentos-assistencia> Acesso em 20 jan. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Resolução nº 2 de 25 de outubro de 2017. Estabelece os parâmetros

para o pagamento da bolsa de auxílio transporte. Disponível em

<http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantil-ifsul/documentos-assistencia> Acesso em 20

jan. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIOGRANDENSE (Pelotas). Portaria 1874 de 17 de julho de 2017. Estabelece normas para a

concessão de benefícios da Política de Assistência Estudantil aos discentes do IFSul. Disponível

em <http://www.ifsul.edu.br/assistencia-estudantil-ifsul/documentos-assistencia> Acesso em

jan. 2021.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da

história. Paco Editorial, Jundiaí, 2016.

MARTINS, Mônica de Souza Nunes. A arte das corporações de ofícios: as irmandades e o

trabalho no Rio de Janeiro. Clio – Revista de pesquisa Histórica, Recife v. 30, n. 1, p. 1-28,

Disponível em < https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24350>

Acesso em 20 jul. 2021.

MEIRELES, Ceres Mari da Silva. Escola de Artes e Officios de Pelotas: a longa espera dos

“desfavorecidos da fortuna”. In: ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE

PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8, 2002, Gramado. Anais eletrônicos

ASPHE. Gramado: ASPHE, 2002. p. 249 - 258. Disponível em <

http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2136> Acesso em 20 jul. 2021.

SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, Eliane M. T.;

FARIAS FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cyntia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 4ª

ED. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 205-224.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

la Rocha, C. R. de, & de Leon, A. D. (2024). UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – IFSUL CAMPUS PELOTAS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(3). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/362

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.