DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Visualizações: 184

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.256

Palavras-chave:

Comunicação midiática, Educação, Análise do Discurso

Resumo

A alimentação escolar tem um compromisso relevante no processo da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, garantida através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre a comunicação dos documentos oficiais relativos à alimentação escolar, recebida em escola de educação básica, entendida como uma mídia por ser um suporte de informação. A reflexão a respeito dos enunciados e discursos dos documentos oficiais em sua comunicabilidade permite uma perspectiva de entendimento quanto ao que se entenderá por boas práticas da alimentação escolar e sobre o papel decisivo e relevante de políticas de financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na educação básica municipal. A metodologia adotada foi a da análise documental, de abordagem qualitativa, com amparo em um arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Comunicação e da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, enfatizando a constituição, formulação e circulação dos sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Adeline Cavalheiro, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Letras Espanhol com Habilitação para o Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Especialista em Mídia e Educação (UAB/Unipampa). Pós-graduanda em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)/RS.

Sandra Barbosa Parzianello, Universidade Federal do Pampa

Docente do curso de Pós-graduação em Mídia e Educação (UAB/Unipampa). Bacharela em Comunicação Social/Jornalismo (jornalista sob registro 13.828 MTB/RS), Bacharela em Ciências Sociais/Ciência Política, Mestra e Doutora em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)/RS.

Referências

BRASIL. Constituição República Federativa do Brasil de 1988, de 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 jan. 2023.

BRASIL. Resolução nº 6, de 08 de maio de 2020. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/13511-resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-6,-de-08-de-maio-de-2020. Acesso em: 27 out. 2022.

EDGAR, Andrew e SEDGWICK, Peter. Teoria Cultural de A a Z: conceitos-chae para entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997.

MALDIDIER, Denise. A Inquietação do Discurso. (Re) Ler Michel Pêcheux hoje. Tradução Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes Editores, 2017.

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. 13ª ed. Pontes Editores, Campinas, SP. 2020.

ORLANDI, Eni P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido e Ideologia. 3ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Tradução: Eni P. Orlandi. 7ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

RIO GRANDE DO SUL. Assembleia Legislativa. Gabinete de Consultoria Legislativa. Lei nº 15.216, de 30 de julho de 2018. Disponível em:

https://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/LEI%2015.216.pdf. Acesso em: 07 jan. 2023.

RÜDIGER, Francisco. Os estudos de mídia e a problemática epistemológica da teoria da midiatização – uma nova escolástica? Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/58197/35712. Acesso em: 07 jan. 2023.

SIQUEIRA, Vinícius. Análise do Discurso: Conceitos Fundamentais de Michel Pêcheux. Mauá, São Paulo: Edição Colunas Tortas. 1ª ed., 2017.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2003.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Cavalheiro, C. A., & Parzianello, S. B. (2024). DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–16. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.256

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.