DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Visualizações: 184DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.256Palavras-chave:
Comunicação midiática, Educação, Análise do DiscursoResumo
A alimentação escolar tem um compromisso relevante no processo da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, garantida através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre a comunicação dos documentos oficiais relativos à alimentação escolar, recebida em escola de educação básica, entendida como uma mídia por ser um suporte de informação. A reflexão a respeito dos enunciados e discursos dos documentos oficiais em sua comunicabilidade permite uma perspectiva de entendimento quanto ao que se entenderá por boas práticas da alimentação escolar e sobre o papel decisivo e relevante de políticas de financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na educação básica municipal. A metodologia adotada foi a da análise documental, de abordagem qualitativa, com amparo em um arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Comunicação e da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, enfatizando a constituição, formulação e circulação dos sentidos.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição República Federativa do Brasil de 1988, de 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 jan. 2023.
BRASIL. Resolução nº 6, de 08 de maio de 2020. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/13511-resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-6,-de-08-de-maio-de-2020. Acesso em: 27 out. 2022.
EDGAR, Andrew e SEDGWICK, Peter. Teoria Cultural de A a Z: conceitos-chae para entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997.
MALDIDIER, Denise. A Inquietação do Discurso. (Re) Ler Michel Pêcheux hoje. Tradução Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes Editores, 2017.
ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. 13ª ed. Pontes Editores, Campinas, SP. 2020.
ORLANDI, Eni P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido e Ideologia. 3ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, Michel. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Tradução: Eni P. Orlandi. 7ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
RIO GRANDE DO SUL. Assembleia Legislativa. Gabinete de Consultoria Legislativa. Lei nº 15.216, de 30 de julho de 2018. Disponível em:
https://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/LEI%2015.216.pdf. Acesso em: 07 jan. 2023.
RÜDIGER, Francisco. Os estudos de mídia e a problemática epistemológica da teoria da midiatização – uma nova escolástica? Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/58197/35712. Acesso em: 07 jan. 2023.
SIQUEIRA, Vinícius. Análise do Discurso: Conceitos Fundamentais de Michel Pêcheux. Mauá, São Paulo: Edição Colunas Tortas. 1ª ed., 2017.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2003.