ESTUDOS SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA

UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS

Visualizações: 269

Autores

  • Kelly Dias Sousa Universidade Federal de Roraima https://orcid.org/0009-0000-0160-8200
  • Márcia Cristina Leal Utsch Universidade Federal de Roraima
  • Sandra Moraes da Silva Cardozo Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.265

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Educação, Educação Especial, Inclusão

Resumo

As tecnologias assistivas (TA) têm ganhado atenção substancial em todo o mundo devido ao seu potencial na transformação de vários domínios, principalmente a área da educação. No Brasil, essas tecnologias também têm recebido crescente interesse acadêmico, levando a um aumento na produção científica. À vista disso, o objetivo deste trabalho é caracterizar as produções científicas brasileiras que tratam sobre tecnologias assistivas na Educação e Educação Especial, identificando as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelas pesquisas e suas contribuições para a Educação. O procedimento metodológico de coleta foi da revisão bibliográfica, numa abordagem qualitativa, adotando o método indutivo e as técnicas de leituras. A metodologia de análise dos dados utilizada foi a síntese integradora. Os resultados obtidos foi que as pesquisas sobre a temática apresentam uma visão abrangente sobre tecnologias assistivas na relação com a Educação e educação especial, o que possibilita avanços do conhecimento na área e reafirmação de sua importância. Consideramos que as pesquisas sobre as tecnologias assistivas contribuem para promoção da inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Dias Sousa, Universidade Federal de Roraima

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional.

Márcia Cristina Leal Utsch, Universidade Federal de Roraima

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional.

Sandra Moraes da Silva Cardozo, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação. Professora Associada dos Cursos de Letras – UFRR

Referências

ALVES, Guimarães U., ACCADROLLI, Gobatto A.; BACELAR, Silva, L.; MARQUES, Betânia de Oliveira, M.; Maria de Melo Silva, V., Maria Roque, S., & Maria Rocha, H. (2023). Tecnologias assistivas e outros recursos: caminhos para a inclusão. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473579. Disponível em: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3579. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3579

AQUINO, Adelyn Barbosa de; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Progressos na comunicação de duas crianças com deficiência intelectual na educação infantil: intervenções com o uso recursos de comunicação alternativa. Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 15, núm. 34, 2022. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=570272314094. Acesso em: 10 dez.2023.

ARAÚJO, R. C. T.; MANZINI, E. J. Recursos de ensino na escolarização do aluno deficiente físico. IN: MANZINI, E. J. (Org.) Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. Unesp. Marília: 2001, p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.36311/2001.85-88390-06X.p1-12

BATISTA, de Souza R. FORTES, Alves, M. D. (2023). Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas. Diversitas Journal, 8(1). Disponível em: https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.248. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2482

BASTOS, P.A.L.S.,SILVA, M. S. , RIBEIRO,N.M., MOTA, R.S.,& Galvão Filho, T. (2023). Tecnologia Assistiva e Políticas no Brasil. Cadernos Brasileiros de terapia Ocupacional, 31,e3401. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO260434011 DOI: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoao260434012

BERBERI, Marco Antonio Lima; FRACARO, Beatriz. Pessoas com deficiência, acessibilidade e tecnologia: entre possibilidades e desafios para a inclusão. PENSAR - REVISTA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, v. 27, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/11972. Acesso em: 10 dez.2023. DOI: https://doi.org/10.5020/2317-2150.2022.11972

BERSCH, R. D. C. R. (2017). Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 10 dez.2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 nov. 2023.

BUSATTA, C. A.; CERUTTI, E. O cenário atual da educação inclusiva: reflexões sobre a intersecção junto às tecnologias assistivas na educação regular. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM), v. 19, p. 113-130, 2023. DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905. Acesso em 03 dez. 2023 DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905

CONTE, E., & HABOWSKI, A. C. (2022). Olhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgências. Revista Educação Especial, 35, e25/1–26. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X67410. Acesso em: 07 de dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X67410

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007. 248 p.: il. ;23cm.

DA CONCEIÇÃO, J. M., & FONTOURA Teixeira, M. do R. (2020). A produção científica sobre as mulheres na ciência brasileira. Revista Contexto & Educação, 35(112), 280–299. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.280-299. Acesso em 03 dez. 2023 DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.280-299

FELCKILCKER, Baldissera J., & TREVISOL, Ceron M. T. (2023). Questões atuais da educação especial: mapeamento de literatura. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 187–202. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p187-202. Acesso em 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p187-202

FERREIRA, Isabel R.; OLIVEIRA, Carla Rodrigues de B. (2023). Formação docente de professores e as tecnologias assistivas para o desenvolvimento integral do aluno com deficiência. Revista Profissão Docente, 22(47), 01–12. Disponível em: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486. Acesso em: 10. dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1486

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.

GALVÃO FILHO, T. A. RIBEIRO, E. L. Tecnologia Assistiva: contribuições para a inclusão educacional de alunos com deficiência. Sitientibus (UEFS), v. 1, p. 27-42, 2012. DOI: https://doi.org/10.13102/sitientibus.vi45.8676. Acesso em 03 dez. 2023 DOI: https://doi.org/10.13102/sitientibus.vi45.8676

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAIA, N.; DA SILVA, P.; GOULART, P.; REAL, J.; PETTEN, A.; BORTOLUS, M. Tecnologia assistiva, educação especial e a pandemia da Covid-19: A necessidade da continuidade do suporte em tempos de isolamento social. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 2, p. 257-265, 29 ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12839. Acesso em: 10 dez.2023. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n2.12839

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Tecnologia Assistiva e Inclusão. Brasília: Liber Livro, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MORAIS, V. D. de; GOMES, P. B. (2023). Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência. Eventos Pedagógicos, 14(2), 461–475. Disponível em: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10678. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10678

NETTO, M. R.; CARVALHO, R. F. (2022). Desafios e possibilidades de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais por intermédio das tecnologias digitais da informação e comunicação. Revista Espaço Acadêmico, 22(236), 48-58. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62989. Acesso em: 10 dez.2023.

NOVAES S., Cristina Verônica & FONSECA, Josefa Sônia. A universidade brasileira e sua função social no percurso constitucional. VII Congresso Nacional de Educação- CONEDU. Maceió-AL. 2020 DOI: https://doi.org/10.36229/978-65-5866-028-6.CAP.05

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Educação especial: formação de professores para a inclusão escolar. São Paulo: Contexto, 2022. 128 p.

PAULO, Irandir Izaquiel; MUNIZ, Erika Danielly; FLORÊNCIO, Pereira; BARBOSA, Josefa Laricia Ferreira; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Empatia, imersão e prototipação no desenvolvimento de projetos de tecnologia assistiva: um estudo de caso. Revista de Extensão, v. 19, p. 42-58, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/88167/52324. Acesso em: 10 dez.2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e88167

SALVADOR, Ângelo Domingos, Frei. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, elaboração e relatório de estudos científicos. 9ª. ed, rev. amp. Porto Alegre, Sulina/1981/ 254 pág. 21 cm.

SOUZA, Michelli Carla de; SOUZA, Ellen Simone Alves de; SILVA, Marinalva Paulo da; BALEEIRO, Girlene Gomes de Aquino; BARBOSA, Geicile Gomes. A importância da tecnologia assistiva na educação especial. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE. São Paulo, v.9.n.08. ago. 2023. ISSN - 2675 – 3375. Disponível em: doi.org/10.51891/rease.v9i8.10756. Acesso em: 09 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10756

VIEIRA, L., SANTOS, K. (2022). A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem. Concilium, 22(7), 153–165. Disponível em: https://doi.org/10.53660/CLM-663-724. Acesso em: 10 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-663-724

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Sousa, K. D., Utsch, M. C. L., & Cardozo, S. M. da S. (2024). ESTUDOS SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–14. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.265

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.