JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E RESGATE DE SABERES ETNOBOTÂNICOS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.400

Palavras-chave:

Botânica, Educação Inclusiva, Plantas medicinais, Ensino

Resumo

O objetivo deste foi avaliar o nível de aprendizado de ciências dos discentes do ensino médio, através da associação dos conhecimentos etnobotânicos e o cotidiano familiar, utilizando o jardim sensorial como espaço não-formal de aprendizado e de inclusão social. Foram investigadas as relações familiares no tocante da medicina popular e o resgate de saberes passados de geração para geração, repensando práticas sociais e o papel do sujeito no núcleo familiar como mediador, transmissor e agente transformador do conhecimento. Demostrou-se ser essencial práticas diferenciadas para melhor compreensão do ensino das ciências, como o uso do Jardim sensorial, utilizando o contexto interdisciplinar e de inclusão social. Ademais, verificou-me a real necessidade de valorização dos saberes, passados de geração para geração, como um resgate desses conhecimentos e reapropriação de uma identidade amazônica.

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Biografia do Autor

Maria Helena Cruz Carvalho, Instituto Federal do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências biológicas do Instituto Federal do Pará, atuei como aluna de iniciação cientifica do MPEG por dois anos e atualmente faço parte do quadro de alunos do programa residência pedagógica desenvolvendo atividades e aprimorando conhecimentos.

Yasmin Santana Lima, Instituto Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará, atualmente inserida no quadro de discentes do Programa de Residência Pedagógica, colaborando para a contribuição de uma educação melhor.

Magali Brito Oliveira, Instituto Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFPa com experiência na área docente a partir dos projetos PIBID E Residência Pedagógica. Atualmente Bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A, no Laboratório de Entomologia da EMBRAPA na área em controle biológico.

Marcos da Conceição Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade da Amazônia, Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém. i bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) de 2020-2023. 

Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Profa. Dra. do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará e da Universidade do Estado do Pará. É engenheira química e Bióloga, especialista nas áreas de Ecologia e Biodiversidade e de Tecnologia de Alimentos, com mestrado e doutorado na área de Engenharia de Alimentos.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Carvalho, M. H. C., Lima, Y. S., Oliveira, M. B., Oliveira, M. da C., & Ribeiro, S. da C. A. (2024). JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E RESGATE DE SABERES ETNOBOTÂNICOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–11. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.400

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

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