JARDIM SENSORIAL COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E RESGATE DE SABERES ETNOBOTÂNICOS
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.400Palavras-chave:
Botânica, Educação Inclusiva, Plantas medicinais, EnsinoResumo
O objetivo deste foi avaliar o nível de aprendizado de ciências dos discentes do ensino médio, através da associação dos conhecimentos etnobotânicos e o cotidiano familiar, utilizando o jardim sensorial como espaço não-formal de aprendizado e de inclusão social. Foram investigadas as relações familiares no tocante da medicina popular e o resgate de saberes passados de geração para geração, repensando práticas sociais e o papel do sujeito no núcleo familiar como mediador, transmissor e agente transformador do conhecimento. Demostrou-se ser essencial práticas diferenciadas para melhor compreensão do ensino das ciências, como o uso do Jardim sensorial, utilizando o contexto interdisciplinar e de inclusão social. Ademais, verificou-me a real necessidade de valorização dos saberes, passados de geração para geração, como um resgate desses conhecimentos e reapropriação de uma identidade amazônica.
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