PLANTAS MEDICINAIS E OS SABERES TRADICIONAIS DE MULHERES DA AGROVILA ITAQUI - CASTANHAL/PA

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Autores

  • Bianca de Araujo Neves Universidade do Estado do Pará
  • Pedro Alace Lameira Santos Instituto Federal do Pará
  • Mannoella de Araújo Neves Instituto Federal do Pará
  • Thalya Souza Silva Instituto Federal do Pará
  • Neila Lameira Santos Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.292

Palavras-chave:

Saberes tradicionais, Plantas Medicinais, Mulheres Camponesas, Amazônia paraense

Resumo

A pesquisa buscou compreender, sob uma perspectiva teórica decolonial, as práticas de cura com plantas medicinais feitas por mulheres da Agrovila Itaqui, no município de Castanhal (PA). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo (Severino, 2014), de cunho qualitativo (Minayo, 2002), com enfoque decolonial (Arias, 2010), cujas técnicas de investigação consistem em entrevistas narrativas e observação participante (Arias, 2010). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram câmera fotográfica/filmadora, gravador e diários de campo.  Dialoga-se teoricamente com Rommel Gonçalvez de Sá (2019), Patrício Guerreiro Arias (2010), Adriana Guzmán Arroyo (2019), Antônio Bispo (2023), Miguel Arroyo (2021), Albuquerque e Faro (2012), Quaresma (2015) e Daniela Silva (2019). Através do diálogo entre as interlocutoras de pesquisa e as referências bibliográficas, foi possível compreender que, dentro da possibilidade de observação-participação, bem como a compreensão dos fenômenos socioculturais que circundam a construção dos saberes das mulheres de Itaqui acerca das plantas e seus poderes de cura, é iminente que essas pedagogias são pontes para co-criação de novas consciências de educações e de existências. “Educações”, no plural, na medida em que elas compartilham maneiras de produzir conhecimentos pluridiversos em seus cotidianos.

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Biografia do Autor

Bianca de Araujo Neves, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Educação da (PPGED-UEPA), Pedagoga (UFPA), integra a Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia, Grupo de Estudos Sociedade, Cultura e Educação (GESCED-UFPA), Grupo Pesquisa em Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES-UEPA) e é coordenadora do Coletivo Cine de Rua. Mestranda do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Pará.

Pedro Alace Lameira Santos, Instituto Federal do Pará

Graduando em bacharelado em Agronomia pelo IFPA - Campus Castanhal, membro do Núcleo de educação em agroecologia da Amazônia (NEA - IFPA), coordenador e educador popular (Coletivo Mirí).

Mannoella de Araújo Neves, Instituto Federal do Pará

Professora da rede pública de ensino (Santarém Novo/PA). Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (IFPA). Pedagoga (UFPA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ-ICED/UFPA).

Thalya Souza Silva, Instituto Federal do Pará

Técnica em Agropecuária pelo IFPA - Campus Castanhal, coordenadora de projetos e educadora popular (Coletivo Mirí).

Neila Lameira Santos, Instituto Federal do Pará

Graduanda em licenciatura em Geografia pelo IFPA - Campus Belém e coordenadora de projetos do Coletivo Miri.

Referências

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SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. Ed. Rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Neves, B. de A., Santos, P. A. L., Neves, M. de A., Silva, T. S., & Santos, N. L. (2024). PLANTAS MEDICINAIS E OS SABERES TRADICIONAIS DE MULHERES DA AGROVILA ITAQUI - CASTANHAL/PA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–12. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.292

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

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