SABERES QUE EMERGEM DA REFLEXÃO DE PROFESSORES DO PROEJA QUE ATUAM NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Visualizações: 66DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.293Palavras-chave:
Saberes do docente, Pedagogia da Alternância, EJAResumo
A pesquisa objetivou compreender saberes que emergem da reflexão de professores do Proeja que atuam no contexto da Pedagogia da Alternância. Optou-se pela pesquisa qualitativa, com entrevista narrativa de sete docentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no Campus Castanhal do IFPA. Como base teórica, sustentam a pesquisa, Gimonet (2007), Tardif (1991; 2020) e Teixeira, Bernartt, Trindade (2008). Como base metodológica, adotou-se Jovchelovitch e Bauer (2008). Utilizou para a análise a Análise Textual Discursiva - ATD, com base em Moraes e Galiazzi (2011). Como instrumentos para a constituição do corpus foi utilizado a gravação oral e vídeo (Google Meet). Resultou da análise uma categoria que aponta saberes experienciais para a docência no Proeja, no seguinte aspecto: integrar os saberes disciplinares e pedagógicos ao contexto do Proeja.
Downloads
Referências
ALVES, Camila Moreira. Saberes experienciais e suas contribuições para a atuação docente nos anos iniciais do ensino fundamental na EJA. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória da Conquista, 2018. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/?post_type=producao Acesso em: 29 out. 2024.
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino. (orgs.) Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
ARROYO, Miguel González. Políticas de Formação de Educadores(as) do Campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br . Acesso em 06 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia da pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
GIMONET, Jean-Claude. A alternância na formação: método pedagógico ou novo sistema educativo? A experiência das Casas Familiares Rurais. In: DEMOL, Jean-Noel; PILON, Jean-Marc (org.). Alternance, developpement personnel et local, pp. 51-66, Paris: L’Harmattan, 1998.
IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. PPC: Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio Modalidade de Educação de Jovens e Adultos com Alternância Pedagógica e Enfoque em Sustentabilidade, 2022.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira.; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EduFSCar, 2010.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. Ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2011.
SCHERER JUNIOR, Cláudio Roberto Antunes. Saberes Docentes na Educação de Jovens e Adultos em Florianópolis (SC). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186532 Acesso em: 26 abr. 2022.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: Fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293 Acesso em 03 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998322014293
SILVA, Alexandre Alves da. Estudo dos Saberes da Experiência docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória da Conquista, 2016. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/BRCRIS_86489f1dfc289ed9410ba1a8623fd555 Acesso em: 29 out. 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & educação. Porto Alegre, 1991, n.4, p.215-233.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 227-242. 2008. DOI: 10.1590/S1517-97022008000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/yKbb64ckpSn6r5k3szHTHJJ/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.