FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR, UMA ALTERNATIVA

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores; Ética; Estágio Extracurricular.

Resumo

No exercício da profissão docente cabe ao professor não apenas o domínio do conhecimento da área especifica e o desenvolvimento de habilidades e de saberes, mas também o comprometimento com a ética profissional no exercício da docência. Nesse sentido, os espaços destinados aos estágios extracurriculares nos cursos de formação inicial de professores contribuem, sobremaneira, para a formação docente, auxiliando não apenas na
constituição de habilidades, competências e conhecimentos específicos da área de formação, mas, também, na perspectiva de formação ética e profissional. Desse modo, este trabalho, que teve como base teórica autores como Pimenta(2005), Perrenoud(2002), Freire(1996), Schön(1992), entre outros, relata uma pesquisa desenvolvida com um grupo de estagiários em processo de estágio extracurricular vinculados à Prefeitura Municipal de Uruguaiana/RS, com o objetivo de investigar como pensam os futuros professores sobre sua formação e futura profissão. O instrumento de coleta de informações foi um questionário aberto elaborado pelas pesquisadoras. Com base nas respostas dos estagiários, evidenciamos que o estágio extracurricular é uma oportunidade de construir conhecimentos teórico-práticos, proporcionando as mais diversas experiências e contribuindo para que o estagiário se torne um professor crítico e reflexivo sobre a própria prática.

Biografia do Autor

Rozilene Vizzotto, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Filosofia pela UFSM; Especialista em Psicopedagogia Institucional pela UNOPAR; Pós-
Graduanda em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela UFSM/UAB; Responsável pelos Estágios Extracurriculares da Secretaria de Educação do Município de Uruguaiana, RS,

Taniamara Vizzotto Chaves, Instituto Federal Farroupilha

Licenciada em Física pela UFSM; Mestre e Doutora em Educação pela UFSM; Docente de EBTT vinculada ao
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), IF Farroupilha, Campus de
São Borja, RS,

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Vizzotto, R., & Chaves, T. V. (2024). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR, UMA ALTERNATIVA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 2(1), 120–136. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/192

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.