FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE CAPACITISMO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.325

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Inclusiva, Capacitismo, Estado do conhecimento, Desenvolvimento profissional

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de analisar as contribuições das pesquisas sobre capacitismo para o campo formação de professores, partindo de uma revisão de literatura, do tipo estado do conhecimento. As discussões e análises foram desenvolvidas a partir do diálogo entre o campo da Formação de Professores e o campo dos Estudos da Deficiência na Educação. Os dados analisados demonstram que as pesquisas contribuem com o campo da Formação de Professores ao indicar que a perspectiva anticapacitista é fundamental para o desenvolvimento profissional de professores que atuam na Educação Inclusiva, por possibilitarem mudanças nas crenças e concepções desses profissionais.

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Biografia do Autor

Katarine Lapuente Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Souza, K. L., & Machado, J. B. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE CAPACITISMO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–14. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.325

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