PROPOSTAS FORMATIVAS DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS EM CONTEXTO DE PANDEMIA:
UM ESTUDO COMPARADO
Visualizações: 40Palavras-chave:
Formação de professores; Educação comparada; Curso de Pedagogia; Pandemia Covid 19.Resumo
No ano de 2020, o mundo passou a enfrentar uma crise causada pela COVID-19 que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar estado de pandemia. Foi necessário o isolamento social e medidas de orientação para conter a disseminação do vírus. Como todos os setores, a educação também foi fortemente impactada, estagnando suas atividades presenciais e passando a trabalhar no modo remoto emergencial. O presente estudo atravessa o seguinte questionamento: Quais foram as propostas de formação de professores adotadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) durante esse contexto pandêmico? Portanto, tem como objetivo analisar comparativamente as propostas formativas nas duas Instituições públicas de Ensino Superior no período entre março/2020 e junho/2021. Partindo deste pressuposto, o estudo de natureza qualitativa, baseou-se na Metodologia da Educação Comparada, seguindo a análise metodológica de Bereday (1972). Os resultados observados apresentaram aproximações no tocante ao cumprimento de legislações federais e estaduais, bem como alguns distanciamentos, relacionados ao planejamento e execução de suas próprias normativas com propostas de continuidade da demanda formativa, além dos contextos sociais díspares em que cada instituição está inserida.