EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA NARRATIVA DA GRIPE ESPANHOLA À COVID-19

Autores

  • Rita de Cássia Grecco Santos Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-6340-0920
  • Francisco Furtado Gomes Riet Vargas Universidade Federal do Rio Grande
  • Gabriela Caceres Riet Vargas Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Covid-19; Narrativas; Formação de Professores; História da Educação.

Resumo

Este texto tem como origem o debate de três professores que atuam em diferentes etapas da educação formal, da Educação Infantil à Pós-Graduação, bem como em distintas esferas da educação pública (municipal, estadual e federal). Nossa discussão surge a partir da problematização do momento em que vivemos a partir de março de 2020, com a suspensão das aulas por todas as esferas, em função do impreterível distanciamento social suscitado pela Pandemia da Covid-19. Deste modo, a partir de uma revisão bibliográfica, objetivamos apresentar uma narrativa acerca dos processos educativos em tempos de epidemia e pandemia. Afinal, ao longo da história, vírus e bactérias dizimaram vidas, produziram sofrimento e deixaram rastros do caos. Doenças como peste bubônica, varíola, sarampo, tifo, cólera, diferentes gripes e tantas outras vitimaram e acabaram por produzir a necessidade de encontrar soluções, descobertas e avanços que resultaram em muitos dos conhecimentos científicos que temos até nossos dias, sendo nosso interesse principal os processos educativos. Hoje, em meio à pandemia causada pelo Sars-CoV-2, constatamos que a pandemia em 2020 é o marco que põe fim ao século XX e inaugura o século XXI em definitivo na História, além é claro de ter acelerado a História, focadamente, a História da Educação.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Grecco Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação – IE e do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH/ICHI da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS.

Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação. Professor da Educação Básica da Rede Municipal do Rio Grande e da Rede Estadual de
Educação do Rio Grande do Sul.

Gabriela Caceres Riet Vargas, Universidade Federal do Pampa

Pedagoga. Professora da Educação Básica da Rede Municipal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Santos, R. de C. G., Vargas, F. F. G. R., & Vargas, G. C. R. (2024). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA NARRATIVA DA GRIPE ESPANHOLA À COVID-19. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 3–18. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/195

Edição

Seção

DOSSIÊ MEMÓRIA, NARRATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.