PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE.

Autores

  • Maqueni Barreto Pureza Universidade Federal do Rio Grande
  • Suvania Acosta de Oliveira Pureza Universidade Federal do Rio Grande
  • Rita de Cássia Grecco Santos Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-6340-0920
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-3779-1403

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Memórias, Formação de Professores, Educação Básica.

Resumo

As origens deste trabalho estão articuladas às atividades desenvolvidas no grupo de pesquisa intitulado: Formação de Professores e Práticas Educativas – FORPPE, que por sua vez está ligado à Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A partir disso, vale à pena mencionar que o referido grupo de pesquisa está fundamentado numa perspectiva interdisciplinar que considera a multiplicidade de olhares e a pluralidade de perspectivas. Nesse contexto, tendo em vista que os primeiros contatos da criança com os conhecimentos sistematizados próprios da escola são mediados, sobretudo, por um docente e, portanto, é evidente que nessa realidade há uma potencial perspectiva interdisciplinar latente. Nessa vertente, algumas de nossas intensões estão ligadas à formação de professores para a atuação nos anos iniciais da Educação Básica. Portanto, esse artigo pretende apresentar os alcances de uma ação desenvolvida com estudantes do curso de Pedagogia da FURG. Nessa perspectiva, buscamos, a partir das memórias escolares de determinado grupo de licenciandos, traçar paralelos e mobilizar uma consciência interdisciplinar capaz de articular de maneira coerente os conhecimentos curriculares previstos para os anos iniciais da Educação Básica. Com isso acreditamos estar buscando caminhos alternativos e em direção contrária aos obsoletos rumos pretendidos por um paradigma cuja principal marca é a fragmentação do conhecimento.

Biografia do Autor

Maqueni Barreto Pureza, Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em História - PPGH /Universidade Federal do Rio Grande- FURG. 

Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:Química da vida e saúde - PPGEC/ Universidade
Federal do Rio Grande – FURG. 

Rita de Cássia Grecco Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em História - PPGH /Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF/ Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Pureza, M. B., Pureza, S. A. de O., Santos, R. de C. G., & Pereira, E. C. (2024). PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(2), 72–87. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/199

Edição

Seção

DOSSIÊ MEMÓRIA, NARRATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.