AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.263

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Alfabetização, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento, Diversidade

Resumo

Este trabalho explora a influência da literatura infantil no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, como: atenção, memória, criatividade, entre outras, levando as crianças a um desenvolvimento mais pleno e contribuindo de forma decisiva para o processo de alfabetização escolar. O método empregado consistiu em revisão teórico-bibliográfica a partir de autores da teoria histórico-cultural, com ênfase especial às ideias de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano. O trabalho conclui que a literatura infantil é fundamental não só para o processo de desenvolvimento da alfabetização, mas também para o crescimento emocional e social, incentivando a empatia, o pensamento crítico e a compreensão das normas sociais. Além disso, enfatiza a necessidade de apresentar às crianças livros que desafiem estereótipos e promovam a diversidade, contribuindo assim para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografia do Autor

Andréia Lemos Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Professora de Educação Infantil, doutoranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara/SP

Ana Julia Alves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2021) e especialização em Educação Especial pelo INSTITUTO FACUMINAS EAD LTDA (2023). Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” no campus de Araraquara atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Histórico-Crítica, Alfabetização.

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Araraquara/SP, Brasil. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara/SP, Brasil.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Oliveira, A. L., Alves, A. J., & Mazzeu, F. J. C. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–11. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.263

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