AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR

Visualizações: 170

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.263

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Alfabetização, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento, Diversidade

Resumo

Este trabalho explora a influência da literatura infantil no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, como: atenção, memória, criatividade, entre outras, levando as crianças a um desenvolvimento mais pleno e contribuindo de forma decisiva para o processo de alfabetização escolar. O método empregado consistiu em revisão teórico-bibliográfica a partir de autores da teoria histórico-cultural, com ênfase especial às ideias de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano. O trabalho conclui que a literatura infantil é fundamental não só para o processo de desenvolvimento da alfabetização, mas também para o crescimento emocional e social, incentivando a empatia, o pensamento crítico e a compreensão das normas sociais. Além disso, enfatiza a necessidade de apresentar às crianças livros que desafiem estereótipos e promovam a diversidade, contribuindo assim para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Lemos Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Professora de Educação Infantil, doutoranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara/SP

Ana Julia Alves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2021) e especialização em Educação Especial pelo INSTITUTO FACUMINAS EAD LTDA (2023). Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” no campus de Araraquara atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Histórico-Crítica, Alfabetização.

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Araraquara/SP, Brasil. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara/SP, Brasil.

Referências

COELHO, Luana; PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-PED, v. 2, n. 1, p. 144-152, 2012.

DUARTE, Newton. Vigotski e o" aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Autores Associados, 2021.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Autores Associados, 2019.

LEONTIEV, Alexis N. Atividade e consciência. Práxis: a categoria materialista de prática social, v. 2, p. 49-77, 1980.

LIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. “Serviço de Mulher”: a mulher e a educação para o trabalho sob mediação da literatura infantil. 2019.

LIMA, Schirlen Pancieri. O trabalho com a literatura infantil no pacto pela Alfabetização na idade certa (PNAIC). 2018.

MARÇAL, Cleonice et al. As emoções e sentimentos na literatura infantil: perspectiva Vigotskiana. 2017.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1697-1710, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10265

NEVES, Rita de Araujo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. 2006.

PASQUALINI, Juliana Campregher. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2006.

ROSA, Júlia Mazinini. A apropriação dos princípios fundamentais da teoria da evolução e os alcances abstrativos na concepção de mundo. 2018.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do" e; ensino" e; remoto. Universidade e sociedade: projeto da Andes-Sindicato Nacional, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Oliveira, A. L., Alves, A. J., & Mazzeu, F. J. C. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(1), 01–11. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.263

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.