AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR
Visualizações: 170DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.263Palavras-chave:
Literatura Infantil, Alfabetização, Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento, DiversidadeResumo
Este trabalho explora a influência da literatura infantil no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, como: atenção, memória, criatividade, entre outras, levando as crianças a um desenvolvimento mais pleno e contribuindo de forma decisiva para o processo de alfabetização escolar. O método empregado consistiu em revisão teórico-bibliográfica a partir de autores da teoria histórico-cultural, com ênfase especial às ideias de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano. O trabalho conclui que a literatura infantil é fundamental não só para o processo de desenvolvimento da alfabetização, mas também para o crescimento emocional e social, incentivando a empatia, o pensamento crítico e a compreensão das normas sociais. Além disso, enfatiza a necessidade de apresentar às crianças livros que desafiem estereótipos e promovam a diversidade, contribuindo assim para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Downloads
Referências
COELHO, Luana; PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-PED, v. 2, n. 1, p. 144-152, 2012.
DUARTE, Newton. Vigotski e o" aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Autores Associados, 2021.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Autores Associados, 2019.
LEONTIEV, Alexis N. Atividade e consciência. Práxis: a categoria materialista de prática social, v. 2, p. 49-77, 1980.
LIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. “Serviço de Mulher”: a mulher e a educação para o trabalho sob mediação da literatura infantil. 2019.
LIMA, Schirlen Pancieri. O trabalho com a literatura infantil no pacto pela Alfabetização na idade certa (PNAIC). 2018.
MARÇAL, Cleonice et al. As emoções e sentimentos na literatura infantil: perspectiva Vigotskiana. 2017.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1697-1710, 2018. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10265
NEVES, Rita de Araujo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. 2006.
PASQUALINI, Juliana Campregher. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2006.
ROSA, Júlia Mazinini. A apropriação dos princípios fundamentais da teoria da evolução e os alcances abstrativos na concepção de mundo. 2018.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do" e; ensino" e; remoto. Universidade e sociedade: projeto da Andes-Sindicato Nacional, 2021.