GOVERNANDO CRIANÇAS:
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Governamento, Crianças, Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Educação InfantilResumo
O currículo na atualidade se apresenta como forma de condução dos estudantes, em especial na Educação
Infantil. O surgimento da Base Nacional Comum Curricular acirrou o debate em torno desse aspecto do currículo.
O presente trabalho visa socializar os achados de pesquisa realizada por ocasião de dissertação de mestrado que
analisou a BNCC para infância através dessa lógica. A pergunta central se baseia em questionar: quais aspectos
que podem ser destacados em relação a BNCC para Educação Infantil que implicam em considerar um
governamento das crianças? Trata-se, portanto, de estudo exploratório, de pesquisa simples, qualitativo,
bibliográfico, de análise dos textos legais e autores que fundamentam os embasamentos conceituais e analíticos,
com metodologia hermenêutica-analítica. Com a pesquisa foi possível perceber que a Base, através de conceitos
neoliberais de governamento e autocondução atua para esquadrinhar a delimitar a infância de uma forma específica
de ser e conduzir-se. O objetivo é que as crianças comecem desde cedo a empreender em nome de seu sucesso
futuro, tratando-se a Educação Infantil como investimento em capital humano. A Base parece nortear o currículo
da Educação Infantil para esse fim.
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