A REFORMA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO RUMO A CRUZADA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Maria Valquíria Barbosa Santana Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Josefa Sônia Pereira Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0003-2654-1887

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.71

Palavras-chave:

Política de Avaliação, Novo Saeb, Base Nacional Comum Curricular, Neoliberalismo

Resumo

O estudo tem por finalidade verificar como a reforma do Sistema de Avaliação Básica (Saeb) concorre para a implementação da Base Nacional Curricular (BNCC) nas escolas públicas. A metodologia de investigação foi a análise de documentos. Nossas fontes de análise foram a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica, instituída pelo O Decreto nº 9.342 de 29 de junho de 2018, e a Portaria do Ministério da Educação nº10, de 8 de janeiro de 2021. Buscou-se também realizar um diálogo entre os resultados apurados e os estudos na área de Política Educacionais, com destaque para os trabalhos que discutem as seguintes temáticas: o papel do estado na educação (Carnoy,1984),(Coutinho, 2006); o neoliberalismo e as políticas públicas em educação (Souza, 2012), (Höfling, 2001); a influência dos organismos internacionais na educação brasileira (Baron, 1999), (Silva, 2014); modelos de regulação das políticas educacionais e políticas de avaliação da educação (Afonso, 2003), (Barroso, 2005). Os resultados permitem inferir que o Estado Avaliador lança mão dos exames ou avaliações externas, elemento que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para impelir a implantação da BNCC nas escolas.

Biografia do Autor

Maria Valquíria Barbosa Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Josefa Sônia Pereira Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Referências

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Santana, M. V. B., & Fonseca, J. S. P. (2024). A REFORMA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO RUMO A CRUZADA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 80–95. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.71

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