ARTE/EDUCAÇÃO

IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ENSINO DAS ARTES

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.393

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, BNCC, Ensino das Artes

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise sobre a reforma do Novo Ensino Médio, que traz em sua base, características da pedagogia tecnicista, e as mudanças que impactaram no ensino das Artes no Brasil. O estudo inicia pelo contexto histórico e político, a partir da Lei n° 13.415/2017 e suas alterações que envolvem a disciplina de Arte, até a estrutura de organização da última versão da Base Nacional Comum Curricular. Portanto, por meio do Estado da Arte e do exame dos documentos legais que norteiam a educação brasileira, esta pesquisa propõe reflexões críticas sobre a questão da polivalência e do espaço das Artes, enquanto componente curricular, dentro do atual contexto educacional.

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Biografia do Autor

Roberta Ferreira Greidinger, Instituto Federal do Pará

Professora de Artes Visuais. Especialista em Linguagem e Artes na Formação Docente (IFPA). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – campus Belém.

Nathália da Costa Cruz, Instituto Federal do Pará

Doutora em Letras (UFPA). Mestre em Educação (Uepa). Licenciada em Letras (Unama). Professora do IFPA. Escritora. Poeta. Pesquisadora do Núcleo de Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma | Uepa) e do Grupo de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão (Licti | IFPA). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – campus Castanhal.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Greidinger, R. F., & Cruz, N. da C. (2024). ARTE/EDUCAÇÃO: IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ENSINO DAS ARTES. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–20. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.393

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

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