ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE IDEOLOGIA ESTATAL E CONDUÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS

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Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior; Estado; Governabilidade; Políticas Públicas; Sistema de Cotas.

Resumo

A aprovação da Lei Federal Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, instituiu o sistema de reservas de vagas para ingresso em seus cursos de graduação. As chamadas cotas constituem resultado de uma discussão sobre a participação das minorias, combate à desigualdade social e qualidade do ensino público básico. É resultado do atendimento, por parte do governo, da demanda por políticas públicas inclusivas e de redução das desigualdades sociais. Este trabalho tem como objetivo examinar de que forma o projeto político dominante molda as políticas educacionais, em especial a de reserva de vagas nas instituições federais. Juntamente, com uma importante reflexão sobre o que é uma política pública e como as políticas sociais refletem diretamente na realidade de cada cidadão. Através de uma pesquisa bibliográfica procedeu-se a uma análise qualitativa que concluiu que a educação enquanto política social é moldada pela forma de Estado desejada pelo governo vigente no momento em que é criada, assim como pela ordem social em que está inserida no contexto internacional, de forma a promover a manutenção ou a alteração das relações sociais, presentes na sociedade, a fim de atender aos interesses de um projeto político dominante. O maior desafio ao se elaborar políticas públicas no Brasil é integrar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social.

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Biografia do Autor

Ethiane Roballo, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do curso Mestrado em Políticas Públicas, pela Unipampa - Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Pesquisa sobre sistema de reservas de vagas para ingresso nos cursos de graduação nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

Lisianne Pintos Sabedra Ceolin, Universidade Federal do Pampa

Professora dos cursos de Direito, Ciência Política, Ciências Humanas e do Mestrado em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Pesquisa sobre sistema de reserva de vagas em instituições de ensino superior federais.

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Roballo, E., & Ceolin, L. P. S. (2024). ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE IDEOLOGIA ESTATAL E CONDUÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 5(2), 48–65. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/134

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