POLÍTICAS PÚBLICAS: O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DAS COTAS RACIAIS NO BRASIL

Visualizações: 60

Autores

  • Fagner Fernandes Stasiaki Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Thaís Kerber Marco Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Cotas Raciais; Igualdade; Reconhecimento.

Resumo

A presente pesquisa propõe-se ao estudo de políticas públicas que viabilizam o acesso ao ensino superior por meio das cotas raciais no Brasil. As políticas públicas têm fundamental importância na sociedade quando visam as ações afirmativas com propósito de inclusão social, num país em que, atualmente, ainda, paira o preconceito e a desigualdades. Essa busca pelo reconhecimento tem como objetivo proteger o direito à diferença, garantir direitos a grupos vulneráveis, bem como as minorias que sofrem com a segregação, tanto social quanto econômica. A partir dessa análise, busca-se saber a importância das cotas raciais no Brasil, bem como, a viabilidade da legislação no que se refere à igualdade material, visto que, a igualdade formal vem disposta na Constituição Federal, mas na prática a equidade esta longe de ser efetivada. A Lei 12.711/12, que trata das cotas raciais, garante através das políticas públicas o direito a inclusão social, visando à igualdade material a longo prazo, levando em conta que viabilizar a igualdade no Estado Democrático de Direito é garantir direitos de cidadania e propiciar o reconhecimento isonômico dos grupos considerados minoritários, ao passo que, a Constituição Federal de 1988 assegura esses direitos, bem como repudia qualquer tipo de discriminação devido a cor, a raça e a religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagner Fernandes Stasiaki, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Acadêmico do curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI),
Campus Santo Ângelo. Pesquisa sobre políticas Públucas: Cotas Raciais.

Thaís Kerber Marco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professora do curso de Direito na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI),
campus Santo Ângelo. Advogada. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo – RS. Vinculada a linha de Pesquisa Direito e Multiculturalismo, ao Projeto de Pesquisa Multiculturalismo, Direitos Humanos e Cidadania, e ao Grupo de Pesquisa Novos Direitos na Sociedade Globalizada, desta PósGraduação.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Stasiaki, F. F., & Marco, T. K. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS: O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DAS COTAS RACIAIS NO BRASIL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(4), 64–79. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/120

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.