v. 9 n. 1 (2023): DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS
Este dossiê tem como objetivo acolher artigos de pesquisas que reflitam sobre as relações (teóricas e práticas) a respeito dos marcadores sociais da diferença, notadamente referenciados como interseccionais - gênero, raça e classe - no contexto escolar. Essa abordagem torna-se emergente dada a complexidade do tema diante dos debates contemporâneos, que exigem um aprofundamento teórico e metodológico sobre os diferentes contextos de discriminação historicamente postos em diversos ambientes e processos de educação. Assim, as discussões nessa seara podem contemplar as investigações de múltiplas áreas, como Sociologia, Antropologia, Filosofia, Estudos da Linguagens e a voz de autores como Bourdieu (1998), Duranti (2000), Freire (1996), Morin (2000), Rios (2016), Saviani (2013), dentre outros, que colaboram para problematizar o papel da escola frente às múltiplas realidades de diversidade e tolerância. Nessa perspectiva, convidamos professores e pesquisadores das ciências humanas e áreas afins a participarem deste debate com propostas que permitam discutir sobre as questões nas interfaces entre interseccionalidade e educação.
Organizadores: Dr. Leonardo Siqueira Antonio (IFAL) e Dr. Odair José Silva dos Santos (IFAL)
Publicado: 2023-07-09
EXPEDIENTE
DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O ESPAÇO OCUPADO PELA MULHER NA SOCIEDADE
Visualizações: 126
-
36
ARTIGOS
-
DOCUMENTAR O COTIDIANO: A FOTOGRAFIA NO PROCESSO DE TORNAR VISÍVEL A POTÊNCIA INFANTIL
Visualizações: 143
-
59