LEITURA, ESCRITA E INTERSECCIONALIDADE

VOZES DO PROJETO LITERALIDADE

Autores

  • Odair José Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
  • Leonardo Siqueira Antonio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
  • Cristiane Maciel Muniz Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação; Interseccionalidade; Leitura; Escrita.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar problematizações sobre as interfaces entre interseccionalidade e leitura e escrita no meio digital, por meio da observação do projeto Literalidade, desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Santana do Ipanema. Para tanto, o texto configura-se como uma análise qualitativa de ações de ensino, realizada por meio de um conjunto de dados gerados em três fontes: bibliografia básica sobre a temática da educação; projeto de ensino aplicado; corpus de textos publicados pelos discentes. Assim, foram constatadas a capacidade interventiva das ações para a construção de um sujeito - leitor e escritor - crítico e capaz de pensar e agir no contexto sociopolítico em que está inserido.

Biografia do Autor

Odair José Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Pós-doutor junto ao programa de Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), doutor em Letras e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Leonardo Siqueira Antonio , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

2 Doutor em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é professor de sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

Cristiane Maciel Muniz, Instituto Federal de Alagoas

Especialista em Docência na Educação Profissional (Ifal).

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Santos, O. J. S., Antonio , L. S., & Muniz, C. M. (2024). LEITURA, ESCRITA E INTERSECCIONALIDADE: VOZES DO PROJETO LITERALIDADE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 5–20. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/44

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.