O AMBIENTE ESCOLAR E O ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES

O CASO DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Edu Dias Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF/Brasil)
  • Renato de Oliveira Dering Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS)

Palavras-chave:

Educação Básica; Direitos Humanos; Direito das Mulheres; Interseccionalidade. Decolonialidade.

Resumo

Por meio deste artigo, elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa de modalidade documental, propomos elucidar algumas concepções teóricas e práticas, dentre tantas possíveis na atualidade, balizadoras de projetos educacionais nas escolas públicas de educação básica do Distrito Federal a fim de criar oportunidades de discussões teóricas e práticas sobre o enfrentamento e mitigação da violência contra mulheres e meninas. Esta questão está presente no contexto das instituições públicas de Educação Básica, explicitando a complexidade embutida na elaboração de ações pedagógicos, sobretudo considerando a construção histórica desse conceito no contexto brasileiro, e no caso específico no Distrito Federal. Através deste trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem a criação e a implementação do construto em tela e compreender que o desenvolvimento de ações deste projeto não se limita às teorias e às metodologias, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre o ambiente escolar diverso, respeitoso, democrática, colorido e seguro que almejamos para os estudantes com práticas pedagógicas emancipatórias visando indivíduos socialmente ativos e críticos.

Biografia do Autor

Edu Dias Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF/Brasil)

Pessoa trans com doutorado em Literatura e Práticas Sociais e mestrado em Linguística Aplicada pela
Universidade de Brasília (UnB). É professora de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF/Brasil).

Renato de Oliveira Dering, Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS)

Pós-Doutor pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), Doutor em Letras e
Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Adjunto do Centro Universitário de Goiás
(UNIGOIÁS).

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Publicado

2024-01-06

Como Citar

Silva, E. D., & Dering, R. de O. (2024). O AMBIENTE ESCOLAR E O ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES: O CASO DO DISTRITO FEDERAL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 82–98. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/52

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS

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