O AMBIENTE ESCOLAR E O ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES
O CASO DO DISTRITO FEDERAL
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Educação Básica; Direitos Humanos; Direito das Mulheres; Interseccionalidade. Decolonialidade.Resumo
Por meio deste artigo, elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa de modalidade documental, propomos elucidar algumas concepções teóricas e práticas, dentre tantas possíveis na atualidade, balizadoras de projetos educacionais nas escolas públicas de educação básica do Distrito Federal a fim de criar oportunidades de discussões teóricas e práticas sobre o enfrentamento e mitigação da violência contra mulheres e meninas. Esta questão está presente no contexto das instituições públicas de Educação Básica, explicitando a complexidade embutida na elaboração de ações pedagógicos, sobretudo considerando a construção histórica desse conceito no contexto brasileiro, e no caso específico no Distrito Federal. Através deste trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem a criação e a implementação do construto em tela e compreender que o desenvolvimento de ações deste projeto não se limita às teorias e às metodologias, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre o ambiente escolar diverso, respeitoso, democrática, colorido e seguro que almejamos para os estudantes com práticas pedagógicas emancipatórias visando indivíduos socialmente ativos e críticos.