APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS

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Autores

  • Odair José Silva Santos Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas
  • Leonardo Siqueira Antonio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-7628-6437

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i1.43

Resumo

Este dossiê acolhe artigos de pesquisas que refletem sobre os marcadores sociais da diferença, notadamente referenciados como interseccionais - gênero, raça e classe - no contexto escolar. Essa abordagem torna-se emergente dada a complexidade do tema diante dos debates contemporâneos, que exigem um aprofundamento teórico, metodológico e prático sobre os diferentes contextos de discriminação historicamente postos em diversos ambientes e processos de educação. Assim, as discussões dispostas nos oito artigos desta edição exploram um universo multifacetado que e se constroem interdisciplinarmente.

Tomando como base as relações entre leitura, escrita e interseccionalidade, há o artigo que apresenta o Literalidade, projeto desenvolvido a fim de promover o debate sobre as relações sociais contemporâneas, no qual o interseccional ganha espaço. Paralelamente, outro texto problematiza arte, educação e decolonialidade na escola, refletindo as perspectivas de mulheres negras arte-educadoras.

No campo das ciências sociais, temos dois textos: a discussão sobre a educação antirracista e antissexista e o debate sobre a cisnormatividade e as propostas sobre gênero e educação.

Com a abordagem no campo pedagógico, apresentam-se três textos. O primeiro traz relações étnico-raciais e orientações legais para o trabalho pedagógico, com um olhar a partir de documentos de uma escola. O segundo discorre sobre o ambiente escolar e o enfrentamento às violências contra as mulheres, a partir do contexto do Distrito Federal. O terceiro descreve as tensões e resistências da presença de professores homens em classes de educação infantil.

No campo teórico-prático, destacamos o texto que traz o esboço de uma sequência didática, problematizando o espaço ocupado pela mulher na sociedade com base no gênero textual artigo de opinião.

Nessa perspectiva, convidamos os leitores a realizar um passeio pelas discussões propostas nesta edição a fim aclararem ideias e participarem do debate sobre as questões nas interfaces entre interseccionalidade e educação.

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Biografia do Autor

Odair José Silva Santos, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas

Pós-doutor junto ao programa de Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), doutor em Letras e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Leonardo Siqueira Antonio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Doutor em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é professor de sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

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Publicado

2024-01-06

Como Citar

Santos, O. J. S., & Antonio, L. S. (2024). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 3–4. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i1.43

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS