GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO
AS LENDAS AMAZÔNICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.397Palavras-chave:
Intervenção Educacional, Gêneros textuais, Literatura amazônicaResumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma intervenção educacional da disciplina Texto e Discurso - Implicações Didático- Pedagógicas /Letras/Iced/Ufopa, aplicada por professores em formação, na EEEFM Madre Imaculada, em uma turma do sexto ano das Séries Finais do Ensino Fundamental (anos finais), em Santarém-PA. O apoio teórico está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Temas Transversais Contemporâneos, Bakhtin (2000), Geraldi (2002), Oliveira (2010), Antunes (2009), e outros. As atividades dos alunos foram norteadas pelos gêneros textuais da Literatura Amazônica. A metodologia adotada deu-se da seguinte forma: i- sondagem na escola; ii- elaboração de Sequência Didática; iii- escolha de textos presentes no imaginário da cultura amazônica; iv- produção e refacção textual dos alunos; v- atividade final: produção do Livro Hexagonal; vi- exposição do material produzido. As atividades práticas, interativas de linguagem, focaram no desenvolvimento da leitura, escrita e senso crítico dos alunos. Assim, conclui-se que a valorização cultural a partir do imaginário local deve estar presente no currículo escolar da Educação Básica, posto que a identidade de cada indivíduo é alicerçada nos conhecimentos histórico-culturais de seu povo. Portanto, a leitura, a produção da escrita e o ensino de gramática contextualizada são práticas escolares essenciais na formação da autonomia pessoal, social e reflexiva dos cidadãos da Amazônia Brasileira.
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Referências
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