GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO

AS LENDAS AMAZÔNICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA

Visualizações: 27

Autores

  • Renata Vidal Portela Universidade Federal do Oeste do Pará https://orcid.org/0009-0003-8927-4437
  • Débora Auriane dos Anjos Picanço Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Ozeias Pinheiro Borges Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria Aldenira Reis Scalabrin Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.397

Palavras-chave:

Intervenção Educacional, Gêneros textuais, Literatura amazônica

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma intervenção educacional da disciplina Texto e Discurso - Implicações Didático- Pedagógicas /Letras/Iced/Ufopa, aplicada por professores em formação, na EEEFM Madre Imaculada, em uma turma do sexto ano das Séries Finais do Ensino Fundamental (anos finais), em Santarém-PA. O apoio teórico está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Temas Transversais Contemporâneos, Bakhtin (2000), Geraldi (2002), Oliveira (2010), Antunes (2009), e outros. As atividades dos alunos foram norteadas pelos gêneros textuais da Literatura Amazônica. A metodologia adotada deu-se da seguinte forma: i- sondagem na escola; ii- elaboração de Sequência Didática; iii- escolha de textos presentes no imaginário da cultura amazônica; iv- produção e refacção textual dos alunos; v- atividade final: produção do Livro Hexagonal; vi- exposição do material produzido. As atividades práticas, interativas de linguagem, focaram no desenvolvimento da leitura, escrita e senso crítico dos alunos. Assim, conclui-se que a valorização cultural a partir do imaginário local deve estar presente no currículo escolar da Educação Básica, posto que a identidade de cada indivíduo é alicerçada nos conhecimentos histórico-culturais de seu povo. Portanto, a leitura, a produção da escrita e o ensino de gramática contextualizada são práticas escolares essenciais na formação da autonomia pessoal, social e reflexiva dos cidadãos da Amazônia Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Vidal Portela, Universidade Federal do Oeste do Pará

Aluna do Programa de graduação do curso de Letras- Língua Portuguesa, 9º semestre.  Universidade Federal do Oeste do Pará. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Débora Auriane dos Anjos Picanço, Universidade Federal do Oeste do Pará

Aluna do Programa de graduação do curso de Letras - Língua Portuguesa, 9º semestre. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Ozeias Pinheiro Borges, Universidade Federal do Oeste do Pará

Aluno do Programa de graduação do curso de Letras- Língua Portuguesa, 9º semestre. Universidade Federal do Oeste do Pará

Maria Aldenira Reis Scalabrin, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pesquisadora da Ufopa. Dra. em Educação/Unicamp-SP. Responsável pela disciplina Texto e Discurso - Implicações Didático-Pedagógicas, na Universidade Federal do Oeste do Pará/Iced/Letras. Coordenadora do projeto de pesquisa Vozes que contam a história não contada, na linha Ensino e Práticas Culturais. Orientadora do trabalho apresentado. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. SP. Parábolas editorial, 2009. (Estratégia de ensino 10).

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal: os gêneros do discurso. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes,2000. Tradução do russo Paulo Bezerra.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHOMSKY, Noam. Novos horizontes no estudo da linguagem. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 13, p. 51-74, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44501997000300002

GERALDI, João Wanderley, (Org). O texto na sala de aula. 1° ed. São Paulo: Editora Anglo, 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antônio et al. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Gêneros textuais e ensino, v. 2, p. 19-36, 2002.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português deve saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Portela, R. V., Picanço, D. A. dos A., Borges, O. P., & Scalabrin, M. A. R. (2024). GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: AS LENDAS AMAZÔNICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–12. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.397

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.