O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.398

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Leis de Newton, Física

Resumo

A robótica educacional atua como uma ferramenta poderosa para promover a interdisciplinaridade e a inclusão digital. Esta pesquisa apresenta uma oficina de robótica educacional voltada para o ensino e discussão das Três Leis de Newton, destinada a alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular em Castanhal (PA). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, cujas respostas foram analisadas com apoio de gráficos e interpretações das falas dos participantes. Os resultados apontam que o uso da robótica impacta positivamente o desempenho, a motivação e a criatividade dos alunos, além de melhorar a qualidade do ensino de física, evidenciando a eficácia dessa metodologia. Embora haja limitações, a pesquisa destaca a relevância de integrar a robótica a outras áreas do conhecimento, como a física, para proporcionar uma formação ampla, crítica e significativa, preparando os estudantes para os desafios futuros e aproximando-os da ciência e tecnologia de maneira prática e contextualizada.

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Biografia do Autor

José Fernando Pereira Leal, Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura Plena em Física, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Pará. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Possui experiência e desenvolve pesquisa na área de Física, com ênfase em Estrutura Eletrônica, e, ensino de Física com ênfase em robótica educacional e Ensino de Astronomia.

Mariely Raiany Gomes Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em licenciatura em Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Egresso do Programa Residência Pedagógica da CAPES/UEPA.

Silvia Roberta Palheta Pinheiro, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduanda em bacharelado em ciências biológicas, pela Estácio. Egresso do Programa Residência Pedagógica da CAPES/UEPA.

Nathaly de Oliveira Teran, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Egresso do Programa Residência Pedagógica da CAPES/UEPA.

Joel Thyago Lima Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Egresso do Programa Residência Pedagógica da CAPES/UEPA.

Ícaro Felipe Oliveira Alves, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Egresso do Programa de Residência Pedagógica da CAPES/UEPA. Monitor/Bolsista do Departamento de Ciências Naturais da UEPA nas Áreas de Física e Ensino de Física.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Leal, J. F. P., Nascimento, M. R. G., Pinheiro, S. R. P., Teran, N. de O., Ribeiro, J. T. L., & Alves, Ícaro F. O. (2024). O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–21. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.398

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

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