O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.398Palavras-chave:
Robótica Educacional, Leis de Newton, FísicaResumo
A robótica educacional atua como uma ferramenta poderosa para promover a interdisciplinaridade e a inclusão digital. Esta pesquisa apresenta uma oficina de robótica educacional voltada para o ensino e discussão das Três Leis de Newton, destinada a alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular em Castanhal (PA). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, cujas respostas foram analisadas com apoio de gráficos e interpretações das falas dos participantes. Os resultados apontam que o uso da robótica impacta positivamente o desempenho, a motivação e a criatividade dos alunos, além de melhorar a qualidade do ensino de física, evidenciando a eficácia dessa metodologia. Embora haja limitações, a pesquisa destaca a relevância de integrar a robótica a outras áreas do conhecimento, como a física, para proporcionar uma formação ampla, crítica e significativa, preparando os estudantes para os desafios futuros e aproximando-os da ciência e tecnologia de maneira prática e contextualizada.
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