LETRAMENTO LITERÁRIO AMAZÔNICO

ANÁLISE DE PRÁTICA LITERÁRIA A PARTIR DA POÉTICA DE ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA

Visualizações: 30

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.399

Palavras-chave:

Letramento Literário Amazônico, Antônio Juraci Siqueira, Prática de ensino

Resumo

Esta pesquisa tem como foco desenvolver e analisar práticas de letramento literário amazônico, em um processo de mediação da literatura como gesto cultural, por meio de uma Sequência Básica de Rildo Cosson, utilizando como fonte o poema “O Boto” de Antônio Juraci Siqueira,presente na obra “Incêndios e Naufrágios: Antologia Poética Antônio Juraci Siqueira” (2007). Objetiva-se com este trabalho proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Idelfonso Sosinho atividades em sala que priorizem a prática de leitura, interpretação e produção de textos literários, desenvolvendo a fruição, o interesse e aprimorando a proficiência leitora. O letramento literário, neste sentido, busca estabelecer sentidos por meio da identificação de discursos e elementos que situam o texto em uma poética da cultura amazônica, na qual o imaginário e costura social influenciam as representações dos sujeitos, das suas memórias e identidades. Deste modo, os alunos podem encontrar, por meio das práticas mediadas, confluências entre a arte literária e sua realidade ribeirinha. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições acerca do assunto a partir de Rildo Cosson (2021) e outros autores que desenvolveram pesquisas sobre o letramento e as práticas literárias. Os resultados só puderam ser obtidos quando examinados afundo as implicações da cultura no caráter poético do poema e a relação do autor, dos leitores e da literatura com a formação histórica e sociocultural do Marajó.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Pereira Barbosa, Universidade Federal do Pampa

Servidor público na área da educação e graduado em Letras - Língua Portuguesa.

Geovane Silva Belo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela UFPA/PPGED na linha Educação, Cultura e Sociedade. Mestre em Artes pela UFPA/PPGARTES, pós-graduação em Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas pela mesma instituição. Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

AVELAR, Humberto (direção). MULTIRIO. Série Juro que Vi... lendas brasileiras. Youtube, 16 de abril de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3v2ZXWF8poo&t=6s . Acesso em 02 JJan. 2024.

BELO, Geovane; MELO, Vitor. O mito do (jura)boto: um estudo sobre encantarias e imaginário na poética de Antonio Juraci Siqueira. Revista Asas da Palavra, Belém, v. 18, n. 1, 2021.

CÂNDIDO, Antônio Candido. Literatura e Sociedade. São Paulo: Todavia, 2023.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª Edição. 5ª Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

KLEIMAN, ANGELA B. (orgs.) Oficina de leitura – Teoria e pratica. 16º edição. São Paulo: Pontes Editores, 2018.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica – Uma poética do imaginário.

Manaus: Editora Valer, 2015.

AVELAR, Humberto (direção). MULTIRIO. Série Juro que Vi... lendas brasileiras. Youtube, 16 de abril de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3v2ZXWF8poo&t=6s . Acesso em 02 Jan. 2024.

SIQUEIRA, Antonio Juraci. Incêndios e Naufrágios: Antologia Poética Antônio Juraci Siqueira, 1ª edição, Belém: Paka-Tatu, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Barbosa, R. P., & Belo, G. S. (2024). LETRAMENTO LITERÁRIO AMAZÔNICO: ANÁLISE DE PRÁTICA LITERÁRIA A PARTIR DA POÉTICA DE ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–13. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.399

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.