LETRAMENTO LITERÁRIO AMAZÔNICO
ANÁLISE DE PRÁTICA LITERÁRIA A PARTIR DA POÉTICA DE ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA
Visualizações: 30DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.399Palavras-chave:
Letramento Literário Amazônico, Antônio Juraci Siqueira, Prática de ensinoResumo
Esta pesquisa tem como foco desenvolver e analisar práticas de letramento literário amazônico, em um processo de mediação da literatura como gesto cultural, por meio de uma Sequência Básica de Rildo Cosson, utilizando como fonte o poema “O Boto” de Antônio Juraci Siqueira,presente na obra “Incêndios e Naufrágios: Antologia Poética Antônio Juraci Siqueira” (2007). Objetiva-se com este trabalho proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Idelfonso Sosinho atividades em sala que priorizem a prática de leitura, interpretação e produção de textos literários, desenvolvendo a fruição, o interesse e aprimorando a proficiência leitora. O letramento literário, neste sentido, busca estabelecer sentidos por meio da identificação de discursos e elementos que situam o texto em uma poética da cultura amazônica, na qual o imaginário e costura social influenciam as representações dos sujeitos, das suas memórias e identidades. Deste modo, os alunos podem encontrar, por meio das práticas mediadas, confluências entre a arte literária e sua realidade ribeirinha. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições acerca do assunto a partir de Rildo Cosson (2021) e outros autores que desenvolveram pesquisas sobre o letramento e as práticas literárias. Os resultados só puderam ser obtidos quando examinados afundo as implicações da cultura no caráter poético do poema e a relação do autor, dos leitores e da literatura com a formação histórica e sociocultural do Marajó.
Downloads
Referências
AVELAR, Humberto (direção). MULTIRIO. Série Juro que Vi... lendas brasileiras. Youtube, 16 de abril de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3v2ZXWF8poo&t=6s . Acesso em 02 JJan. 2024.
BELO, Geovane; MELO, Vitor. O mito do (jura)boto: um estudo sobre encantarias e imaginário na poética de Antonio Juraci Siqueira. Revista Asas da Palavra, Belém, v. 18, n. 1, 2021.
CÂNDIDO, Antônio Candido. Literatura e Sociedade. São Paulo: Todavia, 2023.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª Edição. 5ª Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.
KLEIMAN, ANGELA B. (orgs.) Oficina de leitura – Teoria e pratica. 16º edição. São Paulo: Pontes Editores, 2018.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica – Uma poética do imaginário.
Manaus: Editora Valer, 2015.
AVELAR, Humberto (direção). MULTIRIO. Série Juro que Vi... lendas brasileiras. Youtube, 16 de abril de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3v2ZXWF8poo&t=6s . Acesso em 02 Jan. 2024.
SIQUEIRA, Antonio Juraci. Incêndios e Naufrágios: Antologia Poética Antônio Juraci Siqueira, 1ª edição, Belém: Paka-Tatu, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.