ENSINO DE SOCIOLOGIA

NARRATIVAS DO COTIDIANO E OS CLÁSSICOS

Visualizações: 31

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.351

Palavras-chave:

ensino de sociologia, cotidiano, abordagem didática

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de ensino de sociologia realizada com estudantes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. A sociologia, no contexto do curso técnico, faz parte do núcleo politécnico, que tem como elemento básico conectar a área tecnológica com a básica, dessa maneira, além de buscar desnaturalizar o social, a área precisa assentar a produção do trabalho humano como potencializador criativo, em seu desenvolvimento social, econômico e político. Desse modo, o texto mostra que a dramatização de histórias cotidianas entrelaçadas aos conceitos dos autores clássicos da sociologia promovem uma experiência de aprendizagem significativa. Por fim, conclui-se que a disciplina de sociologia é necessariamente teórica e prática, sendo uma reflexão científica sobre a ação humana e suas diversas potencialidades, que deve, no nível do ensino básico apresentar as potencialidades analíticas por meio de exemplos factíveis, para melhor entendimento, compreensão, imaginação e transformação dos jovens e adultos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Fernandes Dias Severo, Instituto Federal Farroupilha

Docente de Sociologia do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, atua nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, nos cursos de Licenciatura, Bacharelados e Tecnólogos. Licenciado (Unisinos) e Mestre em Ciências Sociais (UFSM) e Doutor em Antropologia (UFPEL). Realizou pesquisas junto ao povo Kanhgág, com as temáticas da educação, xamanismo e política.

Referências

DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

MÉSZARÓS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Severo, D. F. D. (2025). ENSINO DE SOCIOLOGIA: NARRATIVAS DO COTIDIANO E OS CLÁSSICOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 11(1), 01–12. https://doi.org/10.62236/missoes.v11i1.351

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.