A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 148Palavras-chave:
Geografia; Cidadão; Cidadania; Ensino Fundamental.Resumo
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de licenciatura em geografia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/ EAD), oferecida pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, tem como tema a geografia e a cidadania. Para a realização deste estudo, foram traçados alguns objetivos tendo como principal, refletir sobre a contribuição do ensino de geografia na formação do cidadão no ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: a) definir cidadão e cidadania, considerando as normativas aplicáveis a educação no Brasil; b) conhecer as normativas aplicáveis ao ensino de geografia indicados para os primeiros anos do ensino fundamental e c) identificar os conteúdos previstos e as diretrizes para o ensino de geografia, buscando a relação com a formação para a cidadania. O método de abordagem do problema da pesquisa foi o dedutivo e o planejamento para a condução da pesquisa foi realizada com a construção prévia de um cronograma de trabalho considerando a busca pelas fontes bibliográficas e documentais a pergunta que originou a pesquisa: qual a contribuição do ensino de geografia na formação do cidadão? Constatamos que a geografia é de fundamental importância para a compreensão do mundo e dos fenômenos geográficos, mas não é valorizada como deveria, pois, alunos e professores não percebem o potencial que esta disciplina oferece. Verificamos que diante da modernidade, adquirir conhecimentos geográficos torna-se cada vez mais importante para a formação da consciência cidadã e para o desenvolvimento das habilidades que torna o sujeito atuante frente os desafios da contemporaneidade. Assim, o papel da escola e do professor de geografia é estabelecer práticas que visem situar o indivíduo histórica e geograficamente, no tempo e no espaço, proporcionando o conhecimento básico para sua formação como cidadão e garantido a sua autonomia, contribuindo para que os alunos do ensino fundamental possam desenvolver a capacidade de aprender não apenas conceitos, mas desenvolver o senso crítico, podendo transformar a realidade como agente ativo no seu entorno.