O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA COVID-19
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COMO METODOLOGIA
Visualizações: 21Palavras-chave:
Estágio Supervisionado; Geografia; Metodologia; Transposição Didática.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o que foi realizado como metodologia durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19 para a disciplina de Estágio Supervisionado IV, ministrada para a Turma 61 do curso de licenciatura em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) Câmpus de Presidente Prudente/SP. Como alternativa utilizada para a realização das atividades disciplinares, intentamos usar da proposta da transposição didática, que possibilitou criar ferramentas que pudessem contribuir com o ensino-aprendizagem de alunas e alunos, visando a possibilidade de adaptação delas e deles com as realidades que existirão nas escolas onde lecionarão, sendo a principal a do percurso pedagógico. Realizamos essa atividade em conjunto com a disciplina de Projeto Interdisciplinar II (PID II) que permitiu que os grupos criados pudessem debater os temas apresentados e, em Estágio Supervisionado IV, fossem debatidos como seriam realizadas as modificações didáticas, visando a construção dos trabalhos finais. Com as apresentações finais, foi possível identificar que a transposição didática funcionou como elemento fundamental para a compreensão da realidade pandêmica e de como podemos repensar as atividades didáticas em sala de aula, visando a qualidade do ensino e buscando alternativas que possam qualificar o aprendizado final.