O PROCESSO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL SOB O OLHAR DE UMA EXPERIÊNCIA DE SUPERVISÃO
Visualizações: 55Palavras-chave:
Educação; Estágio Supervisionado; Serviço Social.Resumo
Este estudo volta-se à discussão sobre a tríade de Estágio Supervisionado em Serviço Social, composta por alunos, supervisores de campo e supervisores de acadêmicos. As fundamentações teóricas estão baseadas nas legislações: da política de educação nacional, sobre estágio em Serviço Social e os documentos norteadores sobre estágio nesta área. Acrescenta-se a sistematização à luz dos ensinamentos de diversos autores, principalmente, da perspectiva freireana de Educação Popular. Metodologicamente apresenta-se, pesquisa de tipo qualitativa e documental. Apresenta-se uma análise a partir da interpretação e coleta de dados documentais em três diários de campo de Assistentes Sociais em formação, os quais produzidos em atividades de estágio curricular durante o curso de graduação em Serviço Social. Como resultado, fica nítido que a supervisão dos alunos estagiários apresenta problemas como omissão, conhecimento insuficiente sobre as demandas da profissão, etc. Conclui-se que há limites de precária formação e de habilidades para supervisão, e, mesmo que se prejudique, o aluno expressa crítica pela capacidade reflexiva e domínio de conhecimento. Quanto às relações da tríade, evidenciou-se que as instituições parceiras exercem poder velado por oferecerem serviço à instituição de ensino, que necessita inserção do aluno/cliente, mas que colabora provocando mudanças significativas, especialmente à autonomia técnica do profissional do campo.