O PROCESSO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL SOB O OLHAR DE UMA EXPERIÊNCIA DE SUPERVISÃO

Visualizações: 48

Autores

  • Frida Dinareli Universidade Federal de Santa Maria
  • Walter Frantz Universidade de Münster

Palavras-chave:

Educação; Estágio Supervisionado; Serviço Social.

Resumo

Este estudo volta-se à discussão sobre a tríade de Estágio Supervisionado em Serviço Social, composta por alunos, supervisores de campo e supervisores de acadêmicos. As fundamentações teóricas estão baseadas nas legislações: da política de educação nacional, sobre estágio em Serviço Social e os documentos norteadores sobre estágio nesta área. Acrescenta-se a sistematização à luz dos ensinamentos de diversos autores, principalmente, da perspectiva freireana de Educação Popular. Metodologicamente apresenta-se, pesquisa de tipo qualitativa e documental. Apresenta-se uma análise a partir da interpretação e coleta de dados documentais em três diários de campo de Assistentes Sociais em formação, os quais produzidos em atividades de estágio curricular durante o curso de graduação em Serviço Social. Como resultado, fica nítido que a supervisão dos alunos estagiários apresenta problemas como omissão, conhecimento insuficiente sobre as demandas da profissão, etc. Conclui-se que há limites de precária formação e de habilidades para supervisão, e, mesmo que se prejudique, o aluno expressa crítica pela capacidade reflexiva e domínio de conhecimento. Quanto às relações da tríade, evidenciou-se que as instituições parceiras exercem poder velado por oferecerem serviço à instituição de ensino, que necessita inserção do aluno/cliente, mas que colabora provocando mudanças significativas, especialmente à autonomia técnica do profissional do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frida Dinareli, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação nas Ciências pelo PPGEC da UNIJUÍ, Graduada em Serviço Social pela UNISINOS, Pós Graduada em Gestão de Pessoas pela URI/SLG, Pós graduada em Gestão em saúde Prisional pela UFMS/FIOCRUZ, Mestre em desenvolvimento com Ênfase em Direitos Humanos pela UNIJUÍ. Assistente Social CRESS 5249, aposentada pela SUSEPE como Técnica Superior Penitenciária – Assistente Social. 

Walter Frantz, Universidade de Münster

Doutor em Ciências Educativas: Sociologia, Pedagogia e Ciência Política pela WWU - Universidade de Münster, da Alemanha. Pós – doutorado pelo PPGCS UNISINOS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências, da UNIJUÍ. 

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Dinareli, F., & Frantz, W. (2024). O PROCESSO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL SOB O OLHAR DE UMA EXPERIÊNCIA DE SUPERVISÃO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(1), 103–127. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/238

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.