EDUCAÇÃO EUGÊNICA SIM, E DAÍ? CONDUTAS DO GOVERNO BRASILEIRO NA PANDEMIA SOB PERSPECTIVA NECRO-BIOPOLÍTICA

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Autores

  • Manuel Alves de Sousa Junior Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Eugenia, Darwinismo social, Biopolítica, Necropolítica, Pandemia da COVID-19

Resumo

Este artigo apresenta um compilado de falas e ações eugênicas proferidas por integrantes do governo
federal e analisadas com as lentes da biopolítica de Foucault e necropolítica de Mbembe. O Brasil figura com
destaque internacional pelo péssimo desempenho ao longo da pandemia. Desde que a COVID-19 chegou ao país,
o governo vem atuando com um negacionismo explícito de diversas formas: provocando aglomerações,
disseminando fake news, condenando o uso de máscaras, estimulando a imunidade de rebanho e medicamentos
sem comprovação cientifica. Muitas dessas medidas podem ser consideradas eugênicas visto que promovem a
morte de uns em detrimento de outros, base da premissa eugenista de purificar uma raça de modo que alguns
selecionados devem morrer para o bem e para a vida melhor de outros. Esse contexto está imerso na necrobiopolítica. As ações eugênicas não surpreendem, visto que o chefe do executivo federal sempre flertou com o
nazismo e com práticas consideradas eugenistas como o controle da natalidade pela esterilização de pobres. No
contexto pandêmico essas ideias ganham outra dimensão em um país que segue contando seus mortos aos milhares.
Muitas mortes poderiam ter sido evitadas com uma condução mais efetiva e coordenada da gestão no combate ao
vírus

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Biografia do Autor

Manuel Alves de Sousa Junior, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando em Educação pela UNISC. Biólogo, Historiador, Professor do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Lauro de Freitas. Membro do Grupo de Pesquisa (Cnpq) Identidade e diferença na educação e do Observatório de Educação e Biopolítica. https://orcid.org/0000-0001-8059-9962. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

Sousa Junior, M. A. de. (2024). EDUCAÇÃO EUGÊNICA SIM, E DAÍ? CONDUTAS DO GOVERNO BRASILEIRO NA PANDEMIA SOB PERSPECTIVA NECRO-BIOPOLÍTICA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 7(3). Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/353

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