NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PARA SUPERAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

  • Astrid Santos Ottis Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ana Carla C. Silva Universidade Federal do Pampa
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-7047-5018

Palavras-chave:

Isolamento social; Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNP); Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj).

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs mudanças em diversas esferas da vida em sociedade. Nesse novo cenário, sem aviso e planejamento prévio, os ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), antes restrita a cursos ofertados na modalidade a distância, se estenderam a todos os níveis educacionais, tendo em vista o isolamento social necessário. Com as aulas ocorrendo em APNPs, foi proposto à turma do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na disciplina Práticas Educativas em EPT, uma atividade de planejamento e execução de uma prática baseada na temática “metodologias ativas”. Este trabalho descreve uma atividade prática com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) que é uma metodologia ativa capaz de propiciar a inovação e a criatividade, além de se basear em fatos reais e conforme a realidade do aluno que é visto como um sujeito mais autônomo, que possui habilidades de assumir responsabilidades, trabalhar em equipe e tomar decisões. O uso de APNPs foi uma forma encontrada para que o ensino-aprendizagem dos alunos acontecesse sem maiores perdas e o mestrado continuasse. Para validar a experiência foi feita uma avaliação em que 83,3% dos participantes manifestaram-se muito satisfeitos e 16,6% satisfeitos quanto ao aprendizado e materiais de apoio disponibilizados pelo grupo quanto à ABProj.

Biografia do Autor

Astrid Santos Ottis, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Ana Carla C. Silva, Universidade Federal do Pampa

2 Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal de Educação Tecnológica – Ifes e do Programa de Pós - Graduação do Mestrado ProfEPT.

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Ottis, A. S., Silva, A. C. C., & Passos, M. L. S. (2024). NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PARA SUPERAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 8(3), 131–148. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/170

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