IMPACTOS DA PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM VITÓRIA-ES
ESTUDO EM INSTITUIÇÕES PRIVADA E PÚBLICA
Visualizações: 96DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v10i1.305Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Alfabetização, Estratégias Pedagógicas, Impacto SocioeducacionalResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou os impactos da pandemia de COVID-19 na alfabetização de crianças em escolas públicas e privadas no município de Vitória, ES. A pesquisa teve como foco as estratégias adotadas pelas instituições de ensino para lidar com a crise educacional durante o período de suspensão das atividades presenciais, especialmente nas turmas de alfabetização. Utilizando uma abordagem qualitativa participante, foram analisadas as relações entre o atraso no aprendizado e as estratégias pedagógicas adotadas, com base nos referenciais teóricos de Piaget e Vygotsky. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados aplicados a professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas públicas e privadas. A análise dos resultados destacou o impacto significativo da pandemia na aprendizagem das crianças em idade de alfabetização, bem como a eficácia das estratégias implementadas na mitigação desse impacto. Este estudo contribui para a compreensão dos desafios enfrentados pela educação durante a pandemia e oferece insights sobre as melhores práticas no enfrentamento dessa crise.
Downloads
Referências
BRAGAGNOLO, Adriana. A interação verbal entre professoras e crianças de educação infantil: um encontro com a palavra. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p181
BORGES, J. L. S., & ALMEIDA, J. M.. Pesquisa-ação na escola: Reflexões e contribuições para a formação de professores. Revista Educação em Debate, v. 9, n. 17), p. 78-92. 2017.
CURY, A.. Avaliação em tempo de pandemia. In. L. S. Alencar & C. L. C. Guimarães (Eds.), Alfabetização: teoria e prática. São Paulo: Editora Unesp, 2021. p. 43-51.
DEMO, P.. Metodologia do conhecimento científico. Saraiva Educação, 2017.
Ferreira, L. A., & Resende, L. M.. O ensino remoto na educação básica e suas implicações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 3, p. 1396-1410. 2020.
FONSECA, D. Pandemia e Educação: uma reflexão necessária. Revista da Educação, v. 26, n. 1, p. 12-15. 2021.
GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 2017.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. IBGE, 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 2017.
MACHADO, Yzynya Silva Rezende. Estratégias de ensino remoto e o letramento digital na alfabetização de crianças. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
MORATO, E. A. O construtivismo e os estágios cognitivos de Jean Piaget. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 2, n. 7, p. 21-28. 2017.
Piaget, J. (1952). The origins of intelligence in children (M. Cook, Trans.). New York: International Universities Press. DOI: https://doi.org/10.1037/11494-000
ROCHA, Carolina Nicácia Oliveira da. Práticas de letramento mobilizadas em sala de aula virtual por docentes da Educação Básica da rede federal. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1986.
TURKOWSKI, J. S. Educação na pandemia: reflexões e desafios. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 30, p. 1-10. 2020. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14002
WOLFF, Carolina Gil Santos. Ensino remoto na pandemia: urgências e expressões curriculares da cultura digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.