PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO
Visualizações: 295DOI:
https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.65Palavras-chave:
Capacitismo, Estado do conhecimento, Plataforma Scielo, Educação Inclusiva, Estudos sobre Deficiência na EducaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo mapear as publicações sobre o conceito de capacitismo presentes na plataforma Scielo e discutir aquelas da área da Educação. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, do tipo estado do conhecimento. Os procedimentos metodológicos iniciaram pela definição de descritores, seguido pela busca das publicações na base de dados e sua seleção a partir dos critérios de inclusão e/ou exclusão. A análise das publicações selecionadas demonstrou que não há disparidade entre o quantitativo de publicações da área das Ciências da Saúde e da área das Ciências Humanas. Porém, na área da Educação esse número é menor, e apenas uma das publicações analisadas tem como objeto de pesquisa a Educação Básica. As discussões realizadas a partir dos dados levantados e das contribuições teóricas dos Estudos sobre deficiência na Educação, apontam a potencialidade do conceito de capacitismo em investigações na área da Educação para a promoção de uma Educação Inclusiva e de uma escola justa, equitativa e democrática.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Mattos Brito de; FRANÇA, Laura da Costa; SILVA, Anna Karynne da. Diversidade Humana e interseccionalidade: problematização na formação de profissionais da saúde. Interface. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/hCWjdPQJqjzp7Q3wfQGqxrc/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.200551
BONFIM, Carolina Santos; MÓL, Gérson de Souza; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. A (In)Visibilidade de pessoa com deficiência visual nas ciências exatas e naturais: percepções e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Especial. v.27, n.2, p.589-604, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/dsTvqBK8jMhc3rK6xQHWYMS/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0220
CARMARGO, Flávia Pedrosa; DE CARVALHO, Cynthia Paes. O direito à educação de alunos com deficiência: a gestão da política de educação inclusiva em escolas municipais segundo os agentes implementadores. Revista Brasileira de Educação Especial. v.25 , n.4 , 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/XRCWL7VZfdx9LvWK4CVQKnN/?lang=pt Acesso em: 15 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400006
DINIZ, Debora. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007.
GESSER, Marivete. Por uma educação anticapacitista: contribuição dos estudos da deficiência para a promoção de processos educativos inclusivos na escola. In.: OLTRAMARI, Leandro Castro; FEITOSA, Ligia Rocha Cavalcante; GESSER, Marivete. Psicologia escolar e educacional: processos educacionais e debates contemporâneos. Florianópolis: Edições do Bosque UFSC/CFH, 2020, p. 94-113. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/217611/Psicologia%20Escolar%20Educacional%20PDFa.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 abr. 2023.
LIMA, Eloisa Barcellos de; FERREIRA, Simone de Mamann; LOPES, Paula Helena. Influências da eugenia na legislação educacional brasileira: as produções capacitistas na educação especial. In.: GESSER, Marivete; BOCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena. Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020, p.165-188. Disponível em: https://www.mpma.mp.br/arquivos/CAOPID/publicacoes/14609_livro-estudos-sobre-deficiencia-2020.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.
MELLO, Anahi Guedes de. Gênero, deficiência, cuidado e capacitismo: uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violência contra mulheres com deficiência. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/182556/PASO0431-D.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 maio 2023.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES; Cleoni Maria Barbosa. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v.5, n.2, p. 154–164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399 Acesso em 30 abr. 2023 DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875
SCIELO. Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na coleção SciELo Brasil. São Paulo, SciELO, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/media/files/20220900-criterios-scielo-brasil.pdf Acesso em: 15 maio 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2017.
VALLE, J. W. & CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas nas escolas. Porto Alegre: AMGH, 2014.