PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.65

Palavras-chave:

Capacitismo, Estado do conhecimento, Plataforma Scielo, Educação Inclusiva, Estudos sobre Deficiência na Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mapear as publicações sobre o conceito de capacitismo presentes na plataforma Scielo e discutir aquelas da área da Educação. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, do tipo estado do conhecimento. Os procedimentos metodológicos iniciaram pela definição de descritores, seguido pela busca das publicações na base de dados e sua seleção a partir dos critérios de inclusão e/ou exclusão. A análise das publicações selecionadas demonstrou que não há disparidade entre o quantitativo de publicações da área das Ciências da Saúde e da área das Ciências Humanas. Porém, na área da Educação esse número é menor, e apenas uma das publicações analisadas tem como objeto de pesquisa a Educação Básica. As discussões realizadas a partir dos dados levantados e das contribuições teóricas dos Estudos sobre deficiência na Educação, apontam a potencialidade do conceito de capacitismo em investigações na área da Educação para a promoção de uma Educação Inclusiva e de uma escola justa, equitativa e democrática.

Biografia do Autor

Katarine Lapuente Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em educação; Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Pampa.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Souza, K. L., & Machado, J. B. (2024). PUBLICAÇÕES SOBRE CAPACITISMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: ESTADO DO CONHECIMENTO NA PLATAFORMA SCIELO. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(2), 50–62. https://doi.org/10.62236/missoes.v9i2.65

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