CISNORMATIVIDADE, PRESENTE!

discussões e propostas sobre gênero e educação

Autores

Palavras-chave:

Educação; Gênero; Cisnormatividade; Transexualidade; Travestilidade.

Resumo

Neste artigo, discutimos a presença da cisnormatividade em contextos escolares brasileiros. O objetivo do trabalho é refletir sobre como a educação reproduz normas cisgêneras compreendendo a transexualidade e a travestilidade como rompimento desta norma. Para tanto, apresentamos uma breve contextualização histórica, mostrando a relação com os movimentos feministas e LGBTIA+ e explicitamos alguns aspectos do ambiente escolar, que perpassam o processo de subjetivação e violência sofridas por pessoas transexuais e travestis. Ressalta-se a importância de uma educação democrática que contemple em suas práticas cotidianas diferentes identidades de gênero.

Biografia do Autor

Mariana Esteves Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

É Professor Adjunto no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG). Possui doutorado em Educação: Conhecimento
e Inclusão Social (FaE-UFMG). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação:
Conhecimento e Inclusão Social (Faculdade de Educação - UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em
Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (Faculdade de Medicina - UFMG).

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Costa, M. E., & Ribeiro, L. P. (2024). CISNORMATIVIDADE, PRESENTE! discussões e propostas sobre gênero e educação. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 9(1), 99–119. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/53

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO: OLHARES TEÓRICOS E PRÁTICOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.