IMPACTO DAS MÚLTIPLAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES NA ESCOLA: “OUTRAS FAMÍLIAS, OUTRAS HISTÓRIAS”
Visualizações: 23Palavras-chave:
Organizações familiares; Antropologia; Escola.Resumo
O presente relato parte da análise de alguns dados etnográficos oriundos do projeto de pesquisa “Marcadores da diferença, interseccionalidades e a produção de alteridades nos processos educativos e de socialização”, em andamento. Trata-se da observação participante de uma formação de professoras e professores do ensino público municipal sobre a temática da multiplicidade de formas de organizações familiares, visando problematizar as convenções de gênero e de sexualidade, bem como valores e modelos tradicionais de família. A atividade proposta suscitou debates acerca da visibilidade das múltiplas faces da família atualmente e o papel a ser desempenhado por eles e elas enquanto educadores e educadoras. As professoras e os professores produziram histórias relacionando a realidade dos e das estudantes e os papéis exercidos pelas instituições família-escola. Compreendeu-se que há uma convergência entre as responsabilidades e competências dos dois âmbitos, familiar e escolar, além de que os dois influenciam diretamente na formação integral do indivíduo.