IMPACTO DAS MÚLTIPLAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES NA ESCOLA: “OUTRAS FAMÍLIAS, OUTRAS HISTÓRIAS”

Autores

Palavras-chave:

Organizações familiares; Antropologia; Escola.

Resumo

O presente relato parte da análise de alguns dados etnográficos oriundos do projeto de pesquisa “Marcadores da diferença, interseccionalidades e a produção de alteridades nos processos educativos e de socialização”, em andamento. Trata-se da observação participante de uma formação de professoras e professores do ensino público municipal sobre a temática da multiplicidade de formas de organizações familiares, visando problematizar as convenções de gênero e de sexualidade, bem como valores e modelos tradicionais de família. A atividade proposta suscitou debates acerca da visibilidade das múltiplas faces da família atualmente e o papel a ser desempenhado por eles e elas enquanto educadores e educadoras. As professoras e os professores produziram histórias relacionando a realidade dos e das estudantes e os papéis exercidos pelas instituições família-escola. Compreendeu-se que há uma convergência entre as responsabilidades e competências dos dois âmbitos, familiar e escolar, além de que os dois influenciam diretamente na formação integral do indivíduo.

Biografia do Autor

Marina dos Reis Marty, Universidade Federal do Pampa

Graduanda de Licenciatura em Educação Física (UNIPAMPA – Campus Uruguaiana) e graduanda de
Bacharelado em Psicopedagogia (UNINTER). Grupo de pesquisa TUNA – Gênero, educação e diferença.

Alinne de Lima Bonetti, Universidade Federal do Pampa

Docente da UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Antropóloga e Doutora em Ciências Sociais/Unicamp. Grupo de pesquisa TUNA – Gênero, educação e diferença. 

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Marty, M. dos R., & Bonetti, A. de L. (2024). IMPACTO DAS MÚLTIPLAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES NA ESCOLA: “OUTRAS FAMÍLIAS, OUTRAS HISTÓRIAS”. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(4), 80–89. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/122

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.