MEMÓRIAS SOBRE EDUCAÇÃO

O PROFESSOR WALDEMAR COSTA E SUA ESCOLA ITINERANTE NO RIO CAPIM (PA)

Visualizações: 22

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.402

Palavras-chave:

História de Vida, Escola Ribeirinha, Professor Waldemar Costa, Educação na Amazônia

Resumo

Este artigo apresenta a história do Professor Waldemar Rodrigues da Costa e da Escola São Judas Tadeu, localizada na zona ribeirinha do município de São Domingos do Capim, interior do estado do Pará, nas décadas de 1950, 1960 e 1970; objetiva chamar a atenção para o fazer pedagógico em uma escola itinerante e multisseriada, relatando a luta pela educação e cidadania. Por intermédio da metodologia da história de vida, serão contadas as memórias de um advogado que se tornou educador e ajudou a desbravar o analfabetismo e a alienação de um povo que desconhecia seus direitos. Registrar a trajetória de um professor é fundamental para se compreender como, mesmo com poucos recursos pedagógicos ou o apoio das autoridades, se é capaz de provocar mudanças significativas na educação, mais particularmente nessa porção recôndita da Amazônia paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Costa, Instituto Federal do Pará

Pedagoga (Faculdade Estácio do Pará). Especialista em Linguagens e Artes na Formação Docente (IFPA) e em Psicopedagogia, com ênfase em Educação Especial (Unama). Pesquisadora do Grupo de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão (Licti | IFPA).

Nathália da Costa Cruz, Universidade Federal do Pará

Doutora em Letras (UFPA). Mestre em Educação (Uepa). Licenciada em Letras (Unama). Professora do IFPA. Escritora. Poeta. Pesquisadora do Núcleo de Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma | Uepa) e do Grupo de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão (Licti | IFPA).

Referências

ECO, Umberto. Baudolino. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

EMÍLIA COSTA. Entrevista. Belém (PA), 15 fevereiro. 2024.

FREIRE, Paulo. Conscientização e Prática de Libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade [recurso eletrônico]. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7699027/mod_resource/content/1/Paulo-Freire-Educa%C3%A7%C3%A3o-como-pr%C3%A1tica-da-liberdade-Editora-Paz-e-Terra-_2014_.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREITAS, Sônia Maria de. História Oral: possibilidades e procedimentos. 2. ed. São Paulo: Humanitas, 2006.

HAGE, Salomão Mufarrej (org.). Educação do Campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg, 2005.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S. Triângulo didático-pedagógico: o triângulo que pode ser visto como um quadrado. Revista Educação nas Ciências, Ijuí, v. 1, p. 45-77, jan./jun. 2001.

GEHRKE, Marcos. Escola itinerante e a organicidade nos ciclos de formação humana. Analecta, Guarapuava, Paraná, v.11, n. 1, p. 99-113, jan./jun. 2010. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/analecta/article/view/2296/1951. Acesso em: 02 fev. 2024.

MONTEIRO, Albêne Lis. Autoformação, histórias de vida e construções de identidade do/a educador/a. Tese (Doutorado em Educação: Currículo), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2002.

ROSA, Ana Cristina Silva da. Classes multisseriadas: desafios e possibilidades. Educação & Linguagem, São Paulo, ano 11, n. 18, p. 222-237, jul.-dez. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/116. Acesso em: 02 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v11n18p222-237

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Costa, M. A. S., & Cruz, N. da C. (2024). MEMÓRIAS SOBRE EDUCAÇÃO: O PROFESSOR WALDEMAR COSTA E SUA ESCOLA ITINERANTE NO RIO CAPIM (PA). Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–14. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.402

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)