MATHPLAY
INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO 6º ANO NO CONTEXTO DO CAMPO E DA CIDADE
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.345Palavras-chave:
Aprendizagem, MathPlay, MatemáticaResumo
Os desafios quanto à aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental são constantes. Assim, ao pensar em uma estratégia que pudesse preencher lacunas nesse contexto, foi criado o aplicativo MathPlay - um recurso auxiliar no ensino de matemática com foco na inclusão digital em contextos urbanos e do campo, direcionado, especificamente, às turmas de 6º ano. O objetivo foi compreender como as ferramentas tecnológicas podem contribuir para o ensino e o engajamento dos estudantes nas aulas. O estudo ocorreu em duas escolas de Santa Izabel do Pará: Colégio Conexão e Escola Professor Simplício Ferreira de Souza e em uma escola ribeirinha Furo do Baixo, que fica localizada no município de Santo Antônio do Tauá - Pará. Utilizou-se como métodos de coleta de dados, a pesquisa-ação e a de campo. Após o uso do aplicativo nas três escolas, foi comprovada a eficácia do MathPlay no ensino das quatro operações matemáticas e pôde-se verificar possibilidades de aplicá-lo em outras disciplinas. Ele se revelou uma ferramenta eficaz no Ensino Fundamental e comprovou que quando usamos uma metodologia que promova superação de dificuldades em classe, de maneira interativa e inclusiva, há uma aprendizagem satisfatória, seja na educação do campo ou da cidade.
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