MATHPLAY

INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO 6º ANO NO CONTEXTO DO CAMPO E DA CIDADE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.345

Palavras-chave:

Aprendizagem, MathPlay, Matemática

Resumo

Os desafios quanto à aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental são constantes. Assim, ao pensar em uma estratégia que pudesse preencher lacunas nesse contexto, foi criado o aplicativo MathPlay - um recurso auxiliar no ensino de matemática com foco na inclusão digital em contextos urbanos e do campo, direcionado, especificamente, às turmas de 6º ano. O objetivo foi compreender como as ferramentas tecnológicas podem contribuir para o ensino e o engajamento dos estudantes nas aulas. O estudo ocorreu em duas escolas de Santa Izabel do Pará: Colégio Conexão e Escola Professor Simplício Ferreira de Souza e em uma escola ribeirinha Furo do Baixo, que fica localizada no município de Santo Antônio do Tauá - Pará. Utilizou-se como métodos de coleta de dados, a pesquisa-ação e a de campo. Após o uso do aplicativo nas três escolas, foi comprovada a eficácia do MathPlay no ensino das quatro operações matemáticas e pôde-se verificar possibilidades de aplicá-lo em outras disciplinas. Ele se revelou uma ferramenta eficaz no Ensino Fundamental e comprovou que quando usamos uma metodologia que promova superação de dificuldades em classe, de maneira interativa e inclusiva, há uma aprendizagem satisfatória, seja na educação do campo ou da cidade.

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Biografia do Autor

Elcilene Matos Aragão, Instituto Federal do Pará

Licenciada em Informática pelo Instituto Federal do Pará. Atualmente, estou cursando especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia pelo IFPA e Formação Docente em Cultura Digital pela Universidade de Montes Claros. Sou apaixonada por tecnologia e pela educação, buscando formas inovadoras de integrar essas áreas.

Miranilde Oliveira Neves, Instituto Federal do Pará

Doutora em Educação e Professora no Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal, ministrando aulas nos Ensinos Básico, Técnico, Tecnológico e na Pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Aragão, E. M., & Neves, M. O. (2024). MATHPLAY : INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO 6º ANO NO CONTEXTO DO CAMPO E DA CIDADE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–23. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.345

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIAS E CULTURA NA AMAZÔNIA CONTEMPORÂNEA

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