ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AMBIENTAL, LAJEDO – PE

Visualizações: 73

Autores

  • Julio César Felix da Silva Instituto Federal de Alagoas / Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-0602-7066
  • Edvânia Torres Aguiar Gomes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.316

Palavras-chave:

Cartografia escolar, linguagem cartográfica, alfabetização cartográfica, mapas

Resumo

O processo de ensino/aprendizagem dos conceitos espaciais e da sua representação cartográfica não é uma tarefa fácil para os professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois o professor deve assimilar e compreender os conceitos geográficos e os fundamentos onde estão calcadas as primeiras noções relacionadas à cartografia escolar. Somam-se a isso as limitações da formação dos professores no tocante a conhecimentos que os habilitem a desenvolver procedimentos metodológicos claros e completos voltados para o processo de alfabetização cartográfica, implicando fragilidades no ensino/aprendizagem da cartografia escolar. Diante desse contexto, a ideia desse artigo é socializar uma prática geográfica desenvolvida em sala de aula no âmbito da alfabetização cartográfica, realizada com uma turma multisseriada do 1º ao 3º Ano e uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Ambiental no município de Lajedo – PE. Por esse motivo, o presente texto faz uma breve abordagem teórica sobre a linguagem e alfabetização cartográfica, a qual orientou a proposição da prática pedagógica presente de forma pormenorizada na segunda parte do texto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio César Felix da Silva, Instituto Federal de Alagoas / Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Geografia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema.

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco

Edvânia Torres Aguiar Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

 

Referências

ALMEIDA, Rosângela. Uma proposta metodológica para a compreensão de mapas geográficos. In: ALMEIDA, Rosângela (org.). Cartografia Escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

ALMEIDA, Rosângela. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

ALMEIDA, Rosângela; PASSINI, Elza. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

CASTELLAR, Sonia. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2014.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Silva, J. C. F. da, & Gomes, E. T. A. (2024). ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AMBIENTAL, LAJEDO – PE. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(2), 01–15. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i2.316

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.