ENSINO, ARTES VISUAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM MOVIMENTOS METODOLÓGICOS

Visualizações: 27

Autores

  • Carmen Lúcia Capra Universidade Estadual do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-0185-7634
  • Luana Silva Universidade Federal do Pampa
  • Ariberto de Farias Bauermann Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mayra Corrêa Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Licenciatura, Artes Visuais, Docência, Ensino Remoto, Metodologias

Resumo

O artigo parte de um encontro entre egressos, estudantes e professora da Graduação em Artes Visuais - Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em uma aula remota de um componente desse curso. A reflexão observa os movimentos metodológicos decorridos do ensino remoto universitário e escolar e pretende repensar as condições de existência de um ensino que gere aprendizagens tendo cuidado aos diferentes modos de existir com e a partir da arte no momento atual e no futuro próximo. No exercício coletivo de pensamento, pois a escrita é compartilhada entre a professora, egressas e egresso do curso, esboçam-se relações entre algumas produções da turma, a docência na escola e na universidade e subsídios teóricos do componente, especialmente a desobediência à linguagem, por Carlos Skliar, e as pedagogias das encruzilhadas, por Luiz Rufino Rodrigues Junior. Estes e demais autoras e autores ativaram um senso de urgência no reposicionamento requerido pelo distanciamento social exigido pela pandemia, subsidiando o pensamento final: o ensino remoto acelerou algumas pistas para o urgente movimento metodológico, não se pode abrir mão de um senso de humanidade na educação institucionalizada e precisam ser abertos os protocolos e as linguagens que nos conformam e colonizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Capra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, vínculo institucional: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs.

Luana Silva, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Artes Visuais, pesquisadora independente.

Ariberto de Farias Bauermann Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação, vínculo institucional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mayra Corrêa Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação, vínculo institucional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A Comunidade que vem. Tradução de Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

APPEL, Janice Martins. O jardim como laboratório para plataforma artivista, transversal e permanente de colaboração com o meio. Anais do 24º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, v. 1, p. 1, 2015. Disponível em:

<http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s10/janice_appel.pdf>. 2020. Acesso em: 10 nov.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CAPRA, Carmen Lúcia. Apresentação para o 4ºWebinar Boas práticas em ensino remoto. In:

Núcleo de Educação a Distância NEAD Uergs. 4° Webinar: Boas práticas em ensino remoto

- Ciências Humanas - Licenciaturas. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=0muwQbLlAL0>. Acesso em: 20 nov. 2020.

. Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais: é preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça. 2017. 283f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2017. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/174852>. Acesso em 20 nov. 2020.

LAFUENTE, Antonio. Elogio à Potência Cognitiva dos Cuidados. Tradução de Simone Paz Hernández. Disponível em: <https://outraspalavras.net/descolonizacoes/elogio-a-potencia- cognitiva-dos-cuidados/>. 2020. Acesso em: 28 ago. 2020.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. 2000. 248f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2000. Disponível em

<http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252932>. Acesso em 20 nov. 2020.

RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino. Pedagogia das Encruzilhadas. Revista periferia - afrodiáspora e terreiros, v. 10, n. 1, jan./jun. 2018. Disponível em . Acesso em 10 nov. 2020.

. Pedagogia das Encruzilhadas. Episódios 1 a 7. 2019. Disponível em

<https://www.youtube.com/channel/UCBOTNnH6aeYTx066-BZ2toA>. Acesso em 20 ago. 2020.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a Linguagem – educar. Tradução de Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Downloads

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Capra, C. L., Silva, L., Filho, A. de F. B., & Marques, M. C. (2024). ENSINO, ARTES VISUAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM MOVIMENTOS METODOLÓGICOS. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 6(4), 84–100. Recuperado de https://revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/279

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.