DESAFIOS DA DOCÊNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.413

Palavras-chave:

Ciências Humanas e Sociais, ensino-aprendizagem, Educação Básica, Ensino Superior

Resumo

As Ciências Humanas e Sociais ocupam um papel central no desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes. Elas fornecem ferramentas para a compreensão do mundo em sua complexidade histórica, cultural, social, econômica e política. Lecionar esses conteúdos, no entanto, é uma tarefa complexa que envolve mais que conteúdo, como também a capacidade de relacioná-lo à vida prática, trazendo significância dos fatos no processo ensino-aprendizagem. A sala de aula de hoje é marcada pela diversidade de contextos, pela presença crescente da tecnologia, como o uso de celulares, tablets, laptops, e pela busca constante por metodologias inovadoras que nos transportam para dentro de museus e espaços geográficos em todo o mundo. Este texto explora as diversas facetas da didática das Ciências Humanas e Sociais, abordando os desafios do ensino de forma significativa e envolvente tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Milena Rosa Araújo Ogawa, Universidade Federal do Pampa

Professora do curso de Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus São Borja. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA) da UNIPAMPA. Doutora, Mestra e Bacharela em História pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada e Especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela UNIPAMPA - campus Jaguarão.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Ogawa, M. R. A. (2024). DESAFIOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA. Missões: Revista De Ciências Humanas E Sociais, 10(3), 01–12. https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.413

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA DAS HUMANIDADES: COMO ABORDAR EM SALA DE AULA TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

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