DESAFIOS DA DOCÊNCIA
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA
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https://doi.org/10.62236/missoes.v10i3.413Palavras-chave:
Ciências Humanas e Sociais, ensino-aprendizagem, Educação Básica, Ensino SuperiorResumo
As Ciências Humanas e Sociais ocupam um papel central no desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes. Elas fornecem ferramentas para a compreensão do mundo em sua complexidade histórica, cultural, social, econômica e política. Lecionar esses conteúdos, no entanto, é uma tarefa complexa que envolve mais que conteúdo, como também a capacidade de relacioná-lo à vida prática, trazendo significância dos fatos no processo ensino-aprendizagem. A sala de aula de hoje é marcada pela diversidade de contextos, pela presença crescente da tecnologia, como o uso de celulares, tablets, laptops, e pela busca constante por metodologias inovadoras que nos transportam para dentro de museus e espaços geográficos em todo o mundo. Este texto explora as diversas facetas da didática das Ciências Humanas e Sociais, abordando os desafios do ensino de forma significativa e envolvente tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.
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